Resumo custo do capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo do Capital
O custo de capital pode ser determinado através do modelo CAPM ou então estimado com base no custo de capital de empresas semelhantes e/ou do mesmo sector ou semelhante. O custo docapital é o retorno mínimo que se pode esperar de investimento, abaixo do qual está-se perante uma perda do capital investido. O que quer dizer que para que um investimento seja atractivo a taxa deretorno tem de ser superior ao custo de capital.
O Modelo CAPM
Este modelo é baseado na ideia de que o risco tem duas fases; O diversificável (Específico) e o não diversificável (Sistémico).
Orisco específico é atribuído as características próprias do activo e, pode ser diluído com a diversificação. Ele é caracterizado por eventos que afectam o próprio activo, como características operacionaise financeiras do próprio activo, greves, acções regulatória, processos trabalhistas, perda de um cliente importante etc. Quando criamos uma carteira diversificada de activos diminuímos tal risco.
Orisco sistemático é atribuído a factores de mercado e, afectam em geral todos os activos e não pode ser eliminado ou diminuído com a diversificação. Factores como guerra, inflação, crisesinternacionais, políticas sociais e económicas são alguns exemplos. E este é o mais relevante.
O modelo CAPM foi desenvolvido por SHARPE e LINTNER baseados no trabalho de MARKOWITZ. O mesmo possibilita o cálculodo retorno esperado de uma acção, titulo ou negócio através do índice β (Beta) da taxa livre de risco e, da diferença entre o retorno de uma carteira de mercado e o retorno proporcionado por uma taxalivre de risco.
A equação fundamental do modelo é seguinte: CAPM = Rf +β(Rm-Rf) Onde:
Rf é o taxa de retorno do investimento sem risco.
Rm é o risco do mercado ou sistemático – (Rm-Rf) é oretorno esperado entre a carteira do mercado e o retorno do investimento sem risco.
β é o Beta.
O Beta
O beta é o coeficiente do risco específico da acção de uma empresa com relação a um índice do...
tracking img