Resumo cultura e comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3
Terá uma questão para análise conforme Canaane

Comportamento é a reação
Atitude é a tendência a reação

Capítulo 4
O homem como “Ator Social”
Mundo subjetivo é o nosso mundointerior, nosso mundo inconsciente, é o espaço íntimo do indivíduo, é a maneiro que ele se relaciona com o mundo exterior.

Mundo objetivo é o mundo exterior, o mundo concreto com regras e normas, algoindependente de nossa vontade.

Ator social é o indivíduo que representa vários papéis no seu dia a dia sem perder sua essência que age e transforma o universo no qual vive.

Reificação darealidade é a percepção da sociedade e do mundo como já pronto com regras e normas que nos cabe apenas aceitá-las.

Processo de Socialização

Socialização é o processo onde somos inseridos ao mundo e asociedade em que vivemos.
A Socialização implica dois movimentos:
Internalização – a inclusão por nós nas regras, padrões, valores e papéis sociais predefinidos e que nos são apresentados como dadosda realidade.
Externalização – é a maneira que pensamos e agimos na sociedade com base no que acreditamos, modificado e influenciando o mundo.

Sociedade Primária – É o primeiro momento em que oindivíduo se torna parte da sociedade, a partir do contato com a família onde é a parte mais importante, pois é a base da construção de nossa vida como a personalidade levada para vida toda.

SociedadeSecundária – Torna-se quando o indivíduo começa a interagir com a sociedade externa como escola ou trabalho e absolver valores para dar continuidade a sua construção. Desempenhando vários papéis nasociedade.

Os Grupos de Referência e Conceito de Diversidade Cultural

Grupo de Referência – é o conjunto de pessoas que com opiniões e crenças nos traz inspirações para formação do nosso eu,formação dos nossos valores e opiniões próprios.

Diversidade Cultural – é existir numa mesma sociedade de valores e formas de pensamentos diferentes. É o aprender a conviver com estas diferenças...
tracking img