resumo critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Na vida dez, na escola zero" analisa a matemática na vida diária entre crianças e adultos trabalhadores que, na maioria das vezes, não aprenderam na escola o suficiente para resolver os problemasque resolvem na vida diária.
Como os autores afirmam: "um problema não perde o significado para a criança porque usa uva ao invés de pitomba ou pitomba ao invés de uva ... O problema perde o significadoporque a resolução de problemas na escola tem objetivos que diferem daqueles que nos movem para resolver problemas de matemática fora da sala de aula. Perde o significado também porque na sala deaula não estamos preocupados com situações particulares, mas com regras gerais, que tendem a esvaziar o significado das situações. Perde também o significado porque o que interessa à professora não é oesforço de resolução do problema por um aluno mas a aplicação de uma fórmula, de um algoritmo, de uma operação, predeterminados pelo capítulo em que o problema se insere ou pela série escolar que acriança freqüenta (p. 22).
De fato, o impacto das situações na aprendizagem de operações lógico-matemáticas está diretamente relacionado com o significado que o problema tem para a criança no. momento emque se engaja na sua solução.

O livro apresenta uma abordagem cultural, fazendo algumas relações entre o fracasso escolar e a pobreza. Na pesquisa vemos a importância da escola e uma interpretaçãoda vida social do educando, buscando, assim, tornar o ensino mais contextualizado com a realidade do aluno, trazendo elementos do seu cotidiano para uma maior compreensão e experimentação por parte dosdiscentes.
Mostra-se assim, que a classe social não será o fator que definirá um bom rendimento em matemática , já que , ao fazer alguns testes , é possível perceber que as crianças conseguem se sairbem no uso da matemática na vida cotiana
Vemos muito cedo a inserção das crianças no mundo da matemática . como uma forma de sobrevivência. um bom exemplo disso é quando vemos crianças vendendo...