Resumo critico sobre geografia agraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UEG.
UNIDADE: FORMOSA-GO
Acadêmica: Luesla Pereira da Silva.
Curso: Geografia
Professora: Dr. Francilane Eulália
Disciplina: Geografia AgráriaRESUMO CRÍTICO.




















07 de Março de 2012.
Formosa-GO
ANDRADE, Manuel Correia de. Uma geografia para o século XXI. Capinas, Papirus,1994GEOGRAFIA RURAL: questões teórico metodológicas e técnicas.

O autor Manoel C. de Andrade, começa falando da disputa de poder entre as duas potencias mundiais do séc. XX, que eram a URSS e EUA, etodas as incertezas a cerca do futuro de outras nações já no sec. XXI. Propõe um desafio ao geógrafo: tentar entender as problemáticas da paisagem, tendo a missão de separar o rural do urbano.
Afimde satisfazer seus desejos e ao mesmo tempo explorar a área que mais tem afinidade, o geógrafo começa a construir varias dualidades no estudo da geografia, como a geografia humana e a física, a rurale a urbana. O grande problema é que deixando de ver a geografia tradicional, ou geral, os conhecimentos ficam fragmentados e incompletos, pois o homem é um ser em constante evolução e é preciso sabertanto dos processos atuantes na área de estudo ( geografia física), como também as conseqüências socioeconômicas à ela causada (geografia humana). Nesse sentido o tema central do texto, é essainterrogação: quais as características e o termo correto a ser usado para se estudar o meio rural?
Começa então certa disputa entre os estudos relacionados à geografia agrária e a urbana. Tendo em vista quevários marxistas diziam que o rural era algo arcaico e que impediria, ou atrapalharia o desenvolvimento social do meio urbano, ao longo do século XXI, cada vez mais o rural invade o urbano, evice-versa, criando assim um novo termo, “rurbano”. Esse termo foi usado por um sociólogo- antropólogo Gilberto Freyre, para definir o que não havia deixado de ser rural mais também não havia se tornado...
tracking img