Resumo Crítica: “O nome da Rosa”.

O filme “O nome da Rosa” trata da história ocorrida no ano de 1327 – século XIV - num Mosteiro Beneditino Italiano que continha, na época, uma biblioteca queguardava o maior acervo de livros e pergaminhos com textos científicos e filosóficos, tidos como proibidos e, também, incontáveis artigos de natureza cristã do mundo. Poucos monges tinham o acessoautorizado, devido às relíquias arquivadas naquela biblioteca.
Entre estes livros, estava um que havia sido escrito pelo filósofo Aristóteles, que enaltecia o riso, ato que ofendia profundamente a IgrejaCatólica Medieval.
No Filme, um monge Franciscano e Renascentista (que pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural) foi designado para investigar vários crimesque estavam ocorrendo no mosteiro. Os mortos eram encontrados com língua e dedos roxos. Dois monges procuram explicar essas mortes. Um deles, o reverendo Jorge usa o método tradicional da explicação:busca as causas na Bíblia. O outro, o monge Guilherme, praticamente um predecessor dos cientistas, busca explicações racionais. Ou seja, quem teria assassinado os monges e por quê; onde, quando ecomo os assassinatos foram cometidos; se existia alguma testemunha de alguns dos crimes ou algo que pudesse ajudar a elucidá-los; etc.
Em suma, para um deles as explicações já estão prontas há milênios.Todos os fatos e acontecimentos já foram previstos nos textos sagrados. Para o outro, os fatos e os acontecimentos dependem sempre de onde, quando e como ocorrem, bem como da ligação entre eles. Porexemplo: por que aquela pessoa estava naquele lugar e momento; quem poderia se beneficiar com determinado acontecimento; etc.
Este episódio demonstra as duas maneiras de pensar o mundo e de explicaros acontecimentos, que entraram em choque desde o século XIV até o XIX, quando o conhecimento cientifico e racional prevaleceu. Mas isso não significa que não existam muitas pessoas, talvez bilhões,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Resumo Critico do filme o nome da rosa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Critico-Do-Filme-o-Nome/49483308.html

MLA

"Resumo Critico do filme o nome da rosa" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Critico-Do-Filme-o-Nome/49483308.html>.

MLA 7

"Resumo Critico do filme o nome da rosa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Critico-Do-Filme-o-Nome/49483308.html>.

CHICAGO

"Resumo Critico do filme o nome da rosa." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Critico-Do-Filme-o-Nome/49483308.html.