Resumo crítico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo crítico ou resenha
Quando um resumo crítico é( escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenhao resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é umresumo crítico.

Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais( terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redacção técnica que avalia de formasintética a importância de uma obra científica ou literária.

Formula um julgamento de valor, interpreta o texto( original, avaliando-o e comparando-o a outros.

Recapitulando:

( É umaapresentação sintética e selectiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e articulação delas. Nele devem aparecer as principais ideias do autor no texto.

O resumo tem por objectivo dar umavisão rápida ao( leitor, para que ele possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro.

Em geral um bom resumo deve ser:

a) Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo,devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários.

b) Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto.c) Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as ideias devem serapresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.

Para finalizar:

Trata-se de um processo de extracção de( ideias de um determinado textoou de uma determinada obra literária. Não se trata de redução do conteúdo do texto e sim de uma sintetização das idéias usando o vocabulário de estudante.

COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA...
tracking img