Resumo crítico sobre o livro o que é educação física?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Regional de Alagoinhas
Curso Educação Física

Vanderlon Santana de Araujo

Resumo crítico sobre o livro O que é Educação Física?
Vitor Marinho de Oliveira

ALAGOINHAS-BA
2011

Vanderlon Santana de Araujo

Resumo crítico sobre o livro O que é Educação Física
Vitor Marinho de Oliveira

Trabalho realizado no Curso de licenciatura em Educação Física da FaculdadeRegional Bahia, Campus Alagoinhas como requisito para avaliação parcial da disciplina Práticas de Educação Física.
ORIENTADOR: PROFº: Ivo Nascimento

ALAGOINHA-BA
2011
Resumo Crítico
O livro se delimita desde o inicio do século, onde se deu origem as praticas de treinamento físico e as atividades físicas que ajuda na melhoria do corpo humano, até o tempo de hoje.
O livro relaciona também o tempoda civilização grega onde marca o inicio de um novo ciclo na historia com o nascimento de um novo mundo civilizado, agora como conhecido ocidental.
Mas antes de tudo o livro inicia-se falando sobre as marcações rítmicas, o que isso quer dizer? Quer dizer que antes de qualquer atividade física normalmente é começado através de um comando, como por exemplo, 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4. Dando a pessoaum equilíbrio e um bom ritmo, lembrando sempre da posição em fileira.
Um dos mais importantes professores na Educação Física do Distrito Federal foi Arthur Higgins que questionava o método ortográfico da época, 70 anos depois a Educação Física passou a fazer parte das escolas, dando ao professor o papel de educador.
Mas na Europa já tinha sido introduzido nas escolas a Educação Física parabenefício físico das crianças visando a saúde e o bem-estar
Do homem natural ao homem máquina, há milhares de anos, período de estagio da civilização, surgidos há 6000 anos, suas culturas evoluídas dando inicio a um novo tempo na historia, nessa época registro de uma análise mais apurada das atividades físicas, podendo arriscar uma classificação onde identificamos finalidade de ordem guerreira, esseaspecto guerreiro evidenciava-se principalmente os povos mais sanguinários da Antiguidade Oriental.
Vários fatores foram importantes para o renascimento da educação física, na Idade Contemporânea principalmente no campo ginástico, crescimento das cidades, possibilidades de cenários apropriados ao exercício físico, especialização profissional determinando a permanência dos trabalhadores, aumento dashoras de estudo entre outros.
A Educação Física no Brasil, com as atividades físicas dos primeiros habitantes do Brasil eram parecidas, se não iguais, aquelas já analisadas na pré-história. Os indígenas ainda não conheciam os metais, estando ainda na idade da pedra lascada. Eram muito hábeis e na luta pela sobrevivência praticavam diversas atividades físicas como o arco e flecha, natação, luta,caça e pesca, montaria, canoagem e corridas.
Os indígenas em nada contribuíram para a Educação Física brasileira. O jogo da peteca foi a única contribuição original dos nossos indígenas ao universo esportivo. No século XVI, com a vinda dos primeiros negros africanos feitos escravo chega
uma dança misto de ritual e luta, a capoeira. O início oficial da história da educação Física no brasileirodeve-se a chegada dos jesuítas em 1549.
Sua educação consistia, principalmente, em converter os indígenas ao catolicismo e alterar seus hábitos culturais (poligamia, nudez, etc.)
Intervalo a família real instalada no Brasil em 1808 começa um processo de desenvolvimento cultural.Onde dão prioridade a formação do “doutor” com a criação da Imprensa Regia e a Biblioteca Real. Em 1851, começa alegislação referente à matéria, obrigando a prática da ginástica nas escolas primarias do município da corte (Rio de Janeiro)
Duas grandes áreas influenciaram o estimulo pedagógico significativos para os exercícios físicos: a médica e a militar. A primeira por intermédio da faculdade de medicina onde o tema era Educação Física.
A segunda a partir de 1858, onde tornou-se obrigatório o exercício...
tracking img