Resumo crítico do filme: mãos talentosas - a história de ben carson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do filme escolhido: Mãos Talentosas - A História de Ben Carson

Este filme mostra-nos uma história de superação, Ben Carson um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de ser bem sucedido e de crescer na vida. Um menino que nunca deixou de estudar, passou pela discriminação racial e pela pobreza. Ben sempre tirava notas muito baixas na escola e por conta disto era altamentecriticado pelos colegas, fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa “burra”, e assim desenvolvendo um temperamento muito agressivo.
Em nosso livro didático, Gordon Willard Allport, traçou as linhas fundamentais que definem a análise do preconceito vivenciado pelo Dr Ben Carson no referido filme, como uma atitude negativa em relação a um determinado grupo, simplesmente porque este pertence a outrosocialmente desvalorizado. Dessa forma, entende-se o preconceito como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa.
Isto foi muito bem observado no filme em questão pois ele ao ser discriminado por exemplo, pelas roupas que usava, demostrou conduta agressiva. Allport, enxergava no contato uma forma dese reduzir o preconceito, e acreditava no caráter tolerante como contrário ao preconceito, já Heller, segundo nosso módulo, se opõe a questão da tolerância, pois segundo a escritora, para que o homem se livre do preconceito e necessário que ele assuma o risco.
A mãe de Ben ao acreditar no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros, a não desistir, a amar aDeus, ela o condicionou a seguir as oportunidades, ajudando-o a desenvolver sua imaginação, inteligência e, acima de tudo, sua autoconfiança. Tanto que na sua formatura de 8ª série Ben ganhou um diploma de melhor aluno. Porém antes de se sentar, uma professora o descriminou por ser negro, não ter pai e ser pobre.
Percebemos que Ben ao realizar as atividades sugeridas pela mãe tornou-se o melhorde sua classe, apesar de nem todos reconheceram esse fato, Ben começou a preocupar-se com a leitura o que contribuiu e muito para o aumento de seu rendimento escolar. Lanço mão da cena em que Carson encontrou uma rocha na rua e foi analisar sobre ela. E quando seu professor perguntou se alguém conhecia aquela pedra, Ben falou tudo o que havia obtido com seu estudo.
Noto que a relação entreprofessor e aluno depende, fundamentalmente, do ambiente estabelecido pelo educador, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação de elos entre o seu conhecimento e o deles. Vejo que o professor deve buscar educar para a mudança, para a autonomia, para a liberdade possível numa abordagem global, trabalhando o ladopositivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
Assim, segundo nosso módulo de estudo, “a interação professor/aluno só é didática em muito poucas ocasiões, o habitual é a situação na qual um professor interage com um grupo de alunos” Coll & Solé (1996 - p. 293). A interação entre ambos é importante para a adequação do aluno aoprocesso escolar. O bom relacionamento entre eles se amplia na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si mesmo, de descobrir um sentido para sua vida. Querer saber, ter desejo de aprender, são condições para que de fato ele possa adquirir conhecimentos. As distintas formas de interação entre os professores e os alunos são importantes para a edificação da autoestima e da autoconfiança,implicando inteiramente no processo de aprendizagem, nas interações, sentimentos de acolhimento, simpatia, respeito e apreciação. O que não se viu no filme por parte da escola.
No nosso livro de estudo a interação entre os alunos em sala de aula, quase sempre está relacionada ao comprometimento que os professores não querem pois eles tratam apenas do lado negativo e os inconvenientes que ela pode...
tracking img