Resumo do CPC 01
Redução ao Valor Recuperável de Ativos

O CPC 01 define e diz como e o que fazer as empresa para assegurar que seus ativos de longo prazo ou de natureza permanente não sejamregistrados contabilmente por um valor superior aquele passível de recuperação por uso nas operações da empresa ou por meio de sua venda, assim como procedimentos relacionados à identificação(testes de impairment), mensuração, reconhecimento, reversão e divulgação de uma redução do valor recuperável desses ativos.
De acordo com o pronunciamento técnico CPC 01, a entidade deve avaliarno mínimo anualmente, se existe desvalorização no valor do ativo da empresa, se caso houver alguma evidência, deve ser calculado o seu valor recuperável, este que é determinado pela o valorlíquido de venda, que é aquele formalizado por um contrato de venda em uma operação em que ambas as partes estejam de acordo, deduzindo as despesas estimadas de venda, e seu valor em uso que é estimadocom base nos fluxos de caixa, trazendo estes valores a valor presente através de uma taxa de desconto. Para poder efetuar a redução ao valor recuperável de ativos, é necessário verificar se omesmo se adequa a diversos requisitos necessários. Este teste ou avaliação é chamado de Teste de Impairment. O teste de impairment consiste em duas etapas, a primeira que é o c alculo do valorjusto da unidade geradora de caixa, e a segunda que é determinar novos valores justos para o ativo.
Se o valor contábil da UGC (Unidade Geradora de Caixa) exceder seu valor justo, então estadiferença devera ser contabilizada como perda por Impaiment. Caso contrário não existe perda a ser reconhecida. Se constatado que um ativo, ou grupo de ativos, reduziu sua capacidade de geração debenefícios futuros deve-se reconhecer esta perda no resultado do exercício. Uma perda por desvalorização não deve deixar de ser registrada .



Palavras Chaves: CPC 01, Teste do valor... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 01). Resumo cpc01. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cpc01/565399.html

MLA

"Resumo cpc01" TrabalhosFeitos.com. 01 2013. 2013. 01 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cpc01/565399.html>.

MLA 7

"Resumo cpc01." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2013. Web. 01 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cpc01/565399.html>.

CHICAGO

"Resumo cpc01." TrabalhosFeitos.com. 01, 2013. Acessado 01, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cpc01/565399.html.