Resumo : convite a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
]
Resumo: Convite à filosofia.Unidade 1: A FilosofiaCapítulo 1: A origem da Filosofia.


A palavra filosofia vem da junção das palavras gregas
Philo
e
Sophia,
significando amizade,amor erespeito pela sabedoria.


Filósofo é aquele que ama a sabedoria, o que deseja saber.


A invenção da palavra
filosofia
é atribuída ao filósofo grego Pitágoras de Samos, que teriaafirmadoque a sabedoria plena pertence aos deuses, mas que os homens podiam desejá-la tornando-se filósofos.


Pitágoras afirmava ainda que o filósofo não é movido por interesses comerciais ouporcompetições. Não é interesse do filósofo possuir o saber como uma propriedade passívelde compra ou venda, da mesma forma como não é seu objetivo tornar-
se um “atletaintelectual”.



Para Pitágoras, oobjetivo do filósofo é a observação, a contemplação, a avaliação dascoisas, das ações e da vida.


A filosofia, como fato grego, apresenta particularidades inerentes a essa cultura, diferindo-seda filosofia manifestada por outros povos.


Filosofia é um modo de pensar e exprimir pensamentos, que surgiu especificamente comos gregos e que, por razões históricas e políticas, tornou-se omodo de pensar e agirpredominante da chamada cultura européia ocidental.


Por meio da filosofia, os gregos instituíram para o ocidente europeu as bases e osprincípios fundamentais do que chamamosrazão, racionalidade, ciência, ética, política,técnica, arte, etc.


Principais contribuições da filosofia grega para o ocidente europeu:


A ideia de que a natureza opera segundo leis eprincípios necessários (não háexceções) e universais (funciona da mesma forma em todos os tempos e lugares).


Essas leis e princípios podem ser perfeitamente compreendidos pelo pensamentohumano,podendo ser alcançadas por sua própria força e capacidade.


A ideia de que o pensamento humano também opera segundo leis, regras e normasnecessárias e universais, de forma que se pode...
tracking img