Resumo controles internos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A escolha do tema teve como intuito, evidenciar que há uma urgente necessidade de um maior controle interno dentro das empresas, ressaltando sua importância, pois através deste controle é que se pode controlar o patrimônio e assim, corrigir as falhas existentes nas áreas mais importantes da entidade, para reduzir custos e poder aumentar os lucros. A finalidade principal da pesquisafoi dizer que o objetivo da Auditoria Interna não é buscar as irregularidades, mas através do processo detectá-las e corrigi-las, pois é essa auditoria que dá a confirmação das informações fornecidas pelas demonstrações contábeis e a credibilidade dessas informações a fim de melhorar o funcionamento da empresa.
Além de ter apresentado a importância da Auditoria Interna para as empresasatualmente, que é a busca de forma clara e específica como essa área tão experiente pode ajudar a melhorar o andamento das atividades das mesmas e deque maneira pode contribuir para o bom funcionamento da empresa e tomada de decisões em meio a um mercado altamente exigente. Procurou-se também mostrar a comprovação de como uma empresa pode ser bem administrada em parceria com uma Auditoria Internaeficiente, ao tentar identificar e perceber as necessidades dos clientes em um mercado competitivo coma ajuda da mesma, com o objetivo de caracterizar como acontece o processo de Auditoria Interna dentro da empresa investigada.
Para atingir os objetivos propostos pelo trabalho foi necessário o desenvolvimento de uma pesquisa de campo em uma empresa com o ramo de atividade em Gráfica, antes disso foifundamental a utilização de pesquisa bibliográfica, que nada mais é que um conjunto de informações já publicadas em livros e revistas, cujos autores buscaram solucionar a necessidade de fornecer cuidados ao controle do patrimônio, e foi também utilizado material disponível na Internet.
Surgiu inicialmente a necessidade de estudar no primeiro capítulo os conceitos básicos a respeito de Auditoria,fazendo um apanhado dos seus aspectos gerais e um breve entendimento dos órgãos que possuem relação com essa técnica, tendo sido diferenciada a auditoria interna da externa, fazendo um relato sobre auditoria de sistemas informatizados, meio de grande importância e auxílio aos auditores da atualidade. No segundo capítulo foi feito um enfoque na auditoria interna e controles internos, conceituando everificando a aplicação da auditoria interna e vendo sua importância no processo de atuação da mesma. Analisando o sistema de controle interno sendo seguido por todos os seus princípios básicos de acordo com a importância desse controle para o bom desenvolvimento das atividades em todos os setores da empresa.
Já no terceiro capítulo foram apresentadas a auditoria interna e o processo de tomada dedecisão. E em seguida, a pesquisa com uma breve explanação sobrea empresa investigada, analisando as funções desenvolvidas pelos profissionais participantes desse processo juntamente com o resultado encontrado com a pesquisa.
A fim de tentar compreender o universo do controle interno existe a necessidade de serem estudados os princípios básicos referentes a ele, pois correspondem a medidas quedevem ser adotadas em termos de política, sistemas e organização. São eles: responsabilidade; rotinas internas; segregação de funções, confronto dos ativos com os registros, amarrações do sistema; auditoria interna, limitações do controle interno e custo do controle versus benefícios.
O princípio da responsabilidade diz respeito às atribuições dos funcionários ou setores internos da empresa, quedevem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, de acordo com esses manuais internos, e podem assim assegurar que as tarefas sejam cumpridas pelos funcionários de acordo com suas responsabilidades. A responsabilidade deve ser determinada, se não existe uma delimitação exata da responsabilidade, o controle será ineficiente. O princípio das rotinas internas são os meios...
tracking img