Resumo contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

SANTO ANDRÉ

ADMINISTRAÇÃO

2° Semestre

TEORIA DA CONTABILIDADE

Resumo PLT 146 – Capítulos I ao V

Capítulo 1 – A evolução Histórica da Contabilidade

A contabilidade tem sua presença marcada desde 4.000 aC., pode-se dizer que ela se inicia desde as fases mais remotas, quando os homens faziam “inventários” de seus rebanhos, sem ao menos quehouvesse os números, eles acompanhavam a evolução de seus rebanhos com pedrinhas, riscos em árvores e mais á frente com placas de argila. A contabilidade atinge a fase pré-científica após 5.500 anos, mas começa sua evolução em torno do século XV.
A partir do século XIV a contabilidade começa a ter uma atenção maior, principalmente na Itália, onde foi publicada a primeira literatura contábil pelo FreiLucca Pacioli em 1494, “Summa de aritmética geometria proportioni et proportionalita” que expressava os termos mundialmente conhecidos: débito e crédito. A contabilidade passou a ser reconhecida como ciência a partir das obras de Francesco Villa e uma grande influência de Fábio Besta com a obra “La ragioneria – 1891”. A Itália se tornou um grande berço-mãe da contabilidade, onde grandescontabilistas eram formados nas escolas italianas.
Em 1920 o foco da contabilidade foi voltado para as escolas norte-americanas, juntamente com a ascensão econômica dos Estados unidos, obtendo mais forças ainda no século XX.
Dentre os motivos da ascensão da escola norte-americana esta forma de ensinar, a contabilidade começa a ser algo útil, onde atender as necessidades dos usuários é o foco principal,começa a ter uma ênfase maior na prática, e se dá uma grande importância para a auditoria, professores em período integral e um enorme investimento nas pesquisas da área, diferente da escola italiana, onde a teoria era mais focada, e os grandes mestres eram venerados, alunos eram carregados por trabalhos excessivamente teóricos, não davam importância para auditoria e as faculdades eram superpovoadas.
No Brasil o contabilista começa a ser reconhecido a partir dos anos 70. Podemos destacar os grandes percussores brasileiros: Carlos de Carvalho e Francisco D’Auria.
Hoje a Contabilidade é fundamental em vários segmentos, principalmente com a internacionalização de mercados, sua maior tendência está no foco da teoria da contabilidade de custos.

Capítulo 2

O patrimônio de uma pessoaou empresa nada mais é que os bens e direitos que eles têm a receber, porém, estes conceitos não podem evidentemente identificar a verdadeira situação da pessoa ou da empresa. Pois é necessário por em evidencia as obrigações (dívidas a serem pagas) que são atos indispensáveis.
      Bens são as coisas úteis capazes de satisfazer as necessidades das empresas e das pessoas, assim como, os benstangíveis, esses tem formas físicas são apalpáveis coisas que podemos sentir tocar, e as intangíveis (marcas que constituem um bem significativo para a empresa assim como Adidas, Dolly, entre outros).
Todas as pessoas têm seus direitos a receber, assim como, o salário, ações, alugueis, e até mesmo saques e depósitos em banco são direitos.
As obrigações indispensáveis de uma pessoa ou empresa quesão os compromissos exigidos, assim como, dívidas pagamentos de contas (água, luz, gás etc.), salário de funcionários, empréstimos bancários, compras de mercadorias, impostos a pagar entre outras.
Em um patrimônio na contabilidade deve-se colocar em primeira mão as obrigações em seguida os bens e direitos. Muitas pessoas colocam em primeiro os bens e direitos e acabam se esquecendo de muitas desuas obrigações, e por isso algumas empresas acabam ficando com certos problemas financeiros.
O Patrimônio Líquido (PL), na maioria das vezes ocorre quando uma pessoa ou empresa está muito endividada  ou até mesmo a beira da falência, mas se os números de seus patrimônios forem elevados seus problemas financeiros não se destacarão ao publico. Uma pessoa com muitos bens de consumo assim como um...
tracking img