Resumo conhecimentos técnicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de conhecimentos técnicos
Estrutura do avião.
Partes principais, asa, fuselagem, empenagem e superfícies de controle.
Esforços estruturais, tração, tende a aumentar o tamanho da peça, compressão, tende a diminuir o tamanho da peça, flexão, a junção de duas outras forças, elas, tração e compressão, cisalhamento, duas peças ligadas entre si, recebendo esforços contrários, e por último,torção, quando uma peça recebe um esforço contrário a posição original.
Partes de uma asa, extradorso, parte de cima, intradorso, parte de baixo, bordo de ataque, bordo de fuga, ponta e raiz.
Elementos que compõe uma asa, tirantes, nervuras, longarinas e montantes.
Suportes, servem para dar mais apoio a asa, usados em asas mais pesadas.
Em asas metálicas, pode-se notar a ausências dos tirantes,uma vez que o reforço é feio pelo revestimento da mesma.
Os aviões são classificados, também quanto a asa, eles:
Asa baixa, média, alta e parasol, quando a mesma é fixada acima do avião, atravéz de suportes, quanto a fixação das mesmas, podem ser consideradas cantilever, sem necessidade de suportes, e semi-cantilever, quando existe necessidade de ultilizar suportes, asas mais pesadas.
Aviõespodem possuir planos de asas, monoplano, biplano, triplano, o nome já se explica.
A estrutura dos aviões pode ser, tubular, monocoque, semi-monocoque, sendo a semi-monocoque, a mais usada, por suporte maiores esforços.
Dentre as superfícies da empenagem, temos as horizontais e verticais, que por o nome já se explicam.
Superfícies de comando, são classificadas em primárias e secundárias, entre asprimárias, temos os ailerons, profundores e leme de direção, as secundárias, sempre serão os compensadores.
Flaps e Slats/slots, dispositivos hipersustentadores, por o nome, aumento a sustentação, e possibilitam pousos e decolagens com menor velocidade.
Spoilers, conhecidos como perturbadores de vôo, reduzem a velocidade do avião nas descidas, também podem auxiliar os ailerons, conhecido comospoilers diferencia.
Componentes secundários da estrutura são as portas, tampas de inspeção, carenagens.
Tipos de trem de pouso fixo, retrátil e escamotiável, sendo o último, o que oferece menor resistencia ao avanço.
Quando a disposição, o trem de pouso pode ser classificado como convencional, ao pousar, o avião atinge o angulo crítico, e o tricícolo, quando o pouso é chamado de pouso de pista.Amortecedores hidropneumáticos, são compostos tanto por óleo, gás ou ar, em seu interior, servem para suportar o peso do avião e amortecer os esforços.
Tipos de frios mais usados no avião são o Tambor e Disco, hoje em dia, os freios a disco são mais comuns e seguros, eles, possuem o sistema Anti-skid, ou anti-derrapante, servem para evitar o travamento da roda durante a frenagem.
Sistemahidráulico, temos o cilindro primário, que aplica a força, e o cilindro atuador, que recebe a força, essa força é transmitida através de fluido hidráulico, este rendimento mecânico nunca poderá ser nulo, são aplicados para facilitar os comandos de vôo, freio e diversos outros que ultilizam óleo, para deixar os comandos mais leves, princrípio de Pascal.
Dentre os sistemas, eles, elétricos, Hidráulicos ePneumáticos, o mais confiável é o hidráulico, em caso de falha, pode-se notar o vazamento de fluido, ao contrário do sistema elétrico, que com um curto, pode deixar todo o avião sem controle.
Motores, são máquinas que produzem energia mecânica, através de outro tipo de energia, no caso dos motores aeronáticos, temos a energia química.
Classificamos os sistemas de propursão, em Hélice e Reação,na maioria dos motores a hélice, são ultilizados motores a pistão, mais também são ultilizados motores a reação, do tipo turboélice.
Nos motores a reação, temos o turbofan e turbojato, ambos ultilizam energia expansiva dos gasesm os turbojatos, são indicados para aviões supersônicos, em baixa altitude e velocidade, torna-se antieconômico.
Os motores turbofan, trabalham com o mesmo princípio,...
tracking img