Resumo "conduta em psicologia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONDUTA EM PSICOLOGIA

Implica a instrumentação metodológica de ater-se aos fatos tal como eles se dão. Todas as manifestações compreendidas no termo de conduta são ações conduzidas ou guiadaspor algo que está fora das mesmas: pela mente. O estudo da conduta assenta sobre uma dicotomia corpo-mente, sobre a tradição de que a mente tem existência própria e é o ponto de origem de todas asmanifestações corporais.

Behaviorismo ou comportamentalismo (Watson, 1913, inicia esta corrente): estado das manifestações externas (motoras, glandulares e verbais). Posição materialista em psicologia.Watson incluiu na conduta todos os fenômenos visíveis, factíveis de serem submetidos a registro e verificação, e que são sempre respostas ou reações do organismo aos estímulos que sobre ele agem.Kofka incluiu uma divisão tripartida da conduta, denomina processos à soma de movimentos observáveis , distinguindo-a do comportamento e das vivências. O comportamento inclui os processos que denominaefetivos e reais e para os quais se empregam conceitos funcionais, enquanto que para os fenômenos ou vivências utilizam-se conceitos descritivos. As vivências ou fenômenos estão constituídos pelospensamentos ou opiniões que cada sujeito pode expressar. A conduta externa e a conduta interna estão “não só acopladas por força e acidentalmente como também aparentadas por essência e unidasobjetivamente”.
Lagache define conduta como totalidade das reações do organismo na situação total. Reconhece nela: 1) a conduta exterior, manifesta; 2) a experiência consciente, incluindo as modificaçõessomáticas subjetivas; 3) modificações somáticas objetivas, tal como elas são acessíveis à investigação fisiológica; 4) os produtos da conduta: escritos, desenhos, trabalhos, testes, etc.

CONDUTA COMOFENOMENO CENTRAL NA PSICOLOGIA

1) A conduta é funcional. Por funcional entende-se que toda conduta tem uma finalidade: a de resolver funções.
2) A conduta implica sempre conflito ou...
tracking img