RESUMO CONDICIONAMENTO OPERANTE PROVAAA

928 palavras 4 páginas
Condicionamento Operante
R  C
(Uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente)

Cap. 3 - Aprendizagem pelas consequências: o reforço

O comportamento operante produz consequências no ambiente e é alterado por elas.

O reforço é uma consequência que aumenta a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer. Essa relação entre organismo e ambiente é chamado de contingencias de reforço, que é expressa da forma SE..., ENTÃO... (SE o comportamento x ocorrer, então a consequência y ocorre).

Para determinarmos se um estimulo é um reforçador, devemos considerar a relação entre o comportamento e a sua consequência, verificando se ela aumenta a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer.
O reforçamento pode ser natural ou arbitrário, quando ele é mantido pelas consequências reforçadoras do próprio comportamento dizemos que é natural. Quando a consequência reforçadora é produto indireto do comportamento dizemos que ele é arbitrário.
Outros efeitos do reforço: diminuição da frequência de outros comportamentos e diminuição da variabilidade na topografia da resposta reforçada.
Extinção operante
Quando se suspende o reforço tem como resultado a gradual diminuição da frequência do comportamento.
Resistência a extinção é o tempo (ou o número de vezes) que um organismo continua emitindo uma resposta após a suspensão do reforço.
Fatores que influenciam a resistência a extinção:
Número de reforços anteriores: quanto mais um comportamento é reforçado, mais resistente a extinção ele será;
Custo da resposta: quanto mais esforço é necessário para emitir uma resposta, menor será sua resistência a extinção;
Esquemas de reforçamento.

Outros efeitos da extinção:
Aumento da frequência da resposta no início do processo de extinção: antes da frequência da resposta começar a diminuir ela aumenta abruptamente.
Aumento na variabilidade da topografia da resposta: no início do processo de extinção, a forma como o comportamento estava sendo emitido começa a modificar-se.

Relacionados