Resumo: Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1697 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas:


Iudicibus (2009) classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da teoria contábil, refere-se ao conceito de ativo e sua mensuração, aspecto importante, mas nem sempre devidamente compreendido pelos estudantes na área de ciências contábeis, o conceito de ativo é apresentado como “o direito debens e direitos de uma entidade” ou como “as aplicações de recursos”, o conceito de ativos é de utilidades para definição de outros importantes termos como recita, despesas, passivos, perdas e ganhos.
Hendriksen e van Breda (2007), os ativos são na sua essência, reservas de benefícios futuros (FASB), apresentada através do SFAC 62, onde os ativos são definidos como benefícios econômicos futurosprováveis, que são obtidos ou controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados, assim como o FASB, (IASC) igualmente apresente a ideia de beneficio futuro, atrelada a sua conceituação de ativo, quando destaca que o ativo é um recurso controlado pela empresa, resultante de eventos passados, no qual se espera a geração de benefícios econômicos futuros.
Para quem suacaracterística fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros a entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa, todo ativo representa mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.
Perez e Fama (2006), para acontabilidade básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e a disposição da administração, já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa), assim, como os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geraçãode benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir esse potencial de serviços em unidades monetárias.
Hendriksen e Breda (2007), o fato de um ativo ter potencial de gerar beneficio futuro provável, não o exclui da definição de ativo. A incerteza afeta a avaliação, mas só muda a natureza do item caso seja tão grande a ponto de fazer com que os benefícios econômicosdevem resultar de transformações ou evento, passados bem como os recursos empregados deve estar sob controle da entidade.
Goulart (2006) em pesquisa realizada onde a partir da constatação de que definições superficiais do termo “ativo”, não estavam contemplando as características essenciais deste chega a conclusão que realmente os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenassuperficial da que seja “ativo”, desconsiderando a característica principal deste item patrimonial que seja o direito especifico a benefícios futuros.
De certo historicamente, diversas foram as contribuições e reguladores para o conceito de ativo.
Paton (1962, apud IUDICIBUS, 2009), definem ativos como recursos econômicos passivos, de fato, a expressão recursos econômicos é mais abrangente, porem oconceito ainda se limita a posse do ativo.
Martins (1972 - apud IUDICIBUS, 2009), deixa claro que é o valor dos benefícios futuros que determinara o valor do ativo e não o agente, embora seja difícil separa-los.
Lev (2001), Flamholtz (1985), Stewart (1999), Sviby (1997), Boulton et al. (2001), Kaplan e Norton (1997), Nonaka e Takeuchi (1997) e Edvinsson e Malone (1998), tem afirmado que a geração deriqueza nas empresas esta cada vez mais relacionada aos ativo intangíveis como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro, que é chamado pela inovação, por praticas organizacionais e pelo recurso humano.
O sistema tradicional da contabilidade parece ser deficiente, já que ainda registra os ativos intangíveis não adquiridos de uma empresa, a conquista ou perda de...
tracking img