INTRODUÇÃO

Natureza (a arte mediante a qual Deus fez e governa o mundo)
É imitada pela arte dos homens. A vida não passa de um movimento dos membros, (máquinas que se movem) possuem uma vidaartificial? E a arte vai mais longe, imitando, a mais excelente obra da natureza, o Homem. Pela arte é criado o grande LEVIATÃ que se chama REPÚBLICA, ou ESTADO, que não é senão um homem artificial,embora de maior estatura e força, para cuja proteção e defesa foi projetado. A soberania é uma alma artificial, pois dá vida e movimento ao corpo inteiro; os magistrados e outros funcionários se movempara cumprir o seu dever; a riqueza e prosperidade individuais são a força; a eqüidade e as leis, uma razão e uma vontade artificiais; a concórdia é a saúde; e a guerra civil é a morte.
Examinarei:sua matéria e o seu artífice, que são, ambos, o homem. Há um ditado: a sabedoria não se adquire pela leitura dos livros, mas dos homens. Mas há um outro ditado: os homens poderiam aprender a ler-seuns aos outros, isto é, Lê-te a ti mesmo. Graças à semelhança de pensamentos e paixões, quem olhar para dentro de si mesmo e considerar o que faz quando pensa, opina,raciocina, tem esperança e medo,etc., e por quais motivos o faz,poderá por esse meio ler e conhecer quais os pensamentos de todos os outros homens, em circunstâncias idênticas. Refiro-me à semelhança das paixões, não à semelhança dosobjetos das paixões. Aquele que vai governar uma nação inteira deve ler, em si mesmo, não este ou aquele indivíduo, mas o gênero humano.

Capítulo I
Da sensação

No que se refere aospensamentos do homem, cada um deles é uma representação, um objeto, que produz aparências diversas.
A origem de todas elas é a SENSAÇÃO (pois não há concepção no espírito do homem que primeiro não tenha sidooriginada, nos órgãos dos sentidos). A causa da sensação é o corpo exterior, ou objeto, que pressiona o órgão próprio de cada sentido, como no gosto e no tato, como na visão, no ouvido e no olfato.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Resumo completo livro o leviatã de thomas hobbes. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Completo-Livro-o-Leviat%C3%A3-De/95068.html

MLA

"Resumo completo livro o leviatã de thomas hobbes" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Completo-Livro-o-Leviat%C3%A3-De/95068.html>.

MLA 7

"Resumo completo livro o leviatã de thomas hobbes." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Completo-Livro-o-Leviat%C3%A3-De/95068.html>.

CHICAGO

"Resumo completo livro o leviatã de thomas hobbes." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Completo-Livro-o-Leviat%C3%A3-De/95068.html.