Resumo completo das obras do enem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL VICENTE LEPORACE

ÓBRAS LITERÁRIAS

São Paulo – SP
Mayara Pereira Barbosa
MAYARA PEREIRA BARBOSA

Trabalho apresentado á disciplina de Português do 4º Bimestre do 3º ano do ensino médio F Período noturno, professora Ana Maria Nolasco.

São Paulo – SP
Outubro de 2012
INDICE

* INTRODUÇÃO
* MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
* CAPITÃES DE AREIA
* O CORTIÇO* SENTIMENTOS DO MUNDO
* VIAGENS NA MINHA TERRA
* VIDAS SECAS
* AS CIDADES E AS SERRAS
* MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
* TIL

INTRODUÇÃO
Atualmente, um dos principais meios de se cursar um ensino superior acessível para os estudantes de escola publica, é o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Porém não é tão fácil conseguir uma boa nota, por isso é importante sepreparar. Pensando nisso, os professores do ensino médio propõem aos seus alunos trabalhos que abordam as questões desse exame.
O trabalho a seguir é uma compilação de resumos e análises literárias das obras que são abordadas na parte de Literatura do ENEM. Facilitando assim o aprendizado, a compreensão e a interpretação de clássicos da literatura.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Publicadoem 1881, o livro aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa segue de forma mais ou menos linear – interrompida apenas por comentários digressivos do narrador.

NARRADOR
A narração é feita em primeira pessoa epostumamente, ou seja, o narrador se auto intitula um defunto-autor – um morto que resolveu escrever suas memórias. Assim, temos toda uma vida contada por alguém que não pertence mais ao mundo terrestre. Com esse procedimento, o narrador consegue ficar além de nosso julgamento terreno e, desse modo, pode contar as memórias da forma como melhor lhe convém.

FOCO NARRATIVO
Com a narração em primeirapessoa, a história é contada partindo de um relato do narrador-observador e protagonista, que conduz o leitor tendo em vista sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida. Dessa maneira, as memórias de Brás Cubas nos permitirão ter acesso aos bastidores da sociedade carioca do século XIX.

TEMPO
A obra é apoiada em dois tempos. Um é o tempo psicológico, do autor além-túmulo, que,desse modo, pode contar sua vida de maneira arbitrária, com digressões e manipulando os fatos à revelia, sem seguir uma ordem temporal linear. A morte, por exemplo, é contada antes do nascimento e dos fatos da vida.

No tempo cronológico, os acontecimentos obedecem a uma ordem lógica: infância, adolescência, ida para Coimbra, volta ao Brasil e morte. A estranheza da obra começa pelo título, quesugere as memórias narradas por um defunto. O próprio narrador, no início do livro, ressalta sua condição: trata-se de um defunto-autor, e não de um autor defunto. Isso consiste em afirmar seus méritos não como os de um grande escritor que morreu, mas de um morto que é capaz de escrever.

O pacto de verossimilhança sofre um choque aqui, pois os leitores da época, acostumados com a linearidade dasobras (início, meio e fim), veem-se obrigados a situar-se nessa incomum situação.
ENREDO
A infância de Brás Cubas, como a de todo membro da sociedade patriarcal brasileira da época, é marcada por privilégios e caprichos patrocinados pelos pais. O garoto tinha como “brinquedo” de estimação o negrinho Prudêncio, que lhe servia de montaria e para maus-tratos em geral. Na escola, Brás era amigo detraquinagem de Quincas Borba, que aparecerá no futuro defendendo o humanitismo, misto da teoria darwinista com o borbismo: “Aos vencedores, as batatas”, ou seja: só os mais fortes e aptos devem sobreviver.

Na juventude do protagonista, as benesses ficam por conta dos gastos com uma cortesã, ou prostituta de luxo, chamada Marcela, a quem Brás dedica a célebre frase: “Marcela amou-me durante...
tracking img