Resumo comparativo bmw vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO COMPARATIVO- filme BMW VERMELHA

SUMÁRIO



-Introdução............................................................................4

-Desenvolvimento...........................................................4 a 7

-Considerações finais............................................................7-Referências..........................................................................8

































Introdução

Este trabalho tem o objetivo de abordar o comportamento da sociedade diante das políticas-sociais, no que diz respeito a ações, resoluções e gerenciamento, tendo como embasamento o filme BMW Vermelha.
Buscando alertar acerca das condições político-sociais do município de Maracás, diante de um cenário deassistencialismo proporcionado pelo benefício do Governo Federal: Bolsa Família, visando fazer uma comparação entre a situação de acomodação da comunidade, frente à situação do filme, tendo como fundamentos os referencias teóricos. Do qual um dos pontos principais deste texto é questionar a utilização deste beneficio social, no âmbito da sua colaboração para que o indivíduo se veja como um ser pleno emdignidade e direitos, do qual é assegurado pela constituição.
No desenvolvimento do processo democrático brasileiro, procurou-se extensamente a participação dos atores sociais nos processos de tomadas de decisões e execução de políticas sociais, desta forma será também abordada neste trabalho a necessidade da participação da sociedade, que é um elemento estruturante e fortalecedor das políticassociais.

Desenvolvimento

No filme, Odilon, um individuo que vive na linha da pobreza, ganha um BMW vermelho, em um sorteio. A alegria com a chegada do automóvel logo acaba, pois ele sabendo que não poderia vender o carro, em um prazo de dois anos, se dá conta que não sabe dirigir e nem tem dinheiro para abastecê-lo. Com isso, o prêmio permanece inerte em frente ao barraco da família, e com opassar do tempo vai desempenhando funções insólitas, chegando ao ponto da família vender o barraco para morar no carro. O carro só cumpre sua devida função de transporte, com o passar dois anos, onde é vendido para um ferro velho, pois encontra-se velho e enferrujado, e é rebocado, desta forma, depois de muitos usos inusitados, a família anda pela primeira vez, no seu BMW vermelho, mesmo querebocado.


4
Buscando fazer um paralelo da realidade do município/estado com o filme, onde as pessoas transformam uma devida coisa, no que é viável para suas vidas. Em nossa realidade um exemplo que pode ser comparado à situação descrita no filme é o benefício social Bolsa Família, oferecido pelo Governo Federal, que se trata de uma transferência de renda com condicionalidades, que consiste naajuda financeira às famílias pobres.

“As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos.” ¹

Esses compromissos abrangem a área da saúde, da educação e da assistência social, sendo que os órgãos responsáveis por cada uma dessas áreas buscamfazer o acompanhamento dessas condicionalidades.
Uma das formas de acompanhamento é a monitoração da freqüência escolar, a qual tem limites mínimos estabelecidos para quem é beneficiário do programa, porém pesquisas realizadas por encomenda do próprio Ministério do Desenvolvimento Social mostram que o incentivo do beneficio não representou nenhum progresso no aprendizado dos alunos de famílias quefazem parte do programa. Apesar desse fato ser influenciado também pela baixa qualidade do ensino público, aqui mesmo no município nota-se que muitas crianças vão para a escola por obrigação, apenas para manter o beneficio, sendo que em diversas situações vemos os alunos indo para a instituição de ensino sem material escolar, por vezes também vemos que além de ir em função das condicionalidades...
tracking img