Resumo- Como falar em público

Como Falar em Público

(BLINKSTEIN, Izidoro. Como falar em público. São Paulo: Ática. 2006. p. 77-p. 110).

O resultado da comunicação se dá por planejamento e persuasão, devemos tercompetência quando vamos falar em público.
O comunicador, antes de tudo deve ser hábil em relação à expressão verbal e corporal, e com os recursos audiovisuais.
Cacoetes e redundante história não favorecemuma boa apresentação.
Existem três habilidades essenciais para se tiver uma boa comunicação.
Habilidade 1: Expressão verbal.
Seu desempenho começa pela fala. Qualquer tropeço ou ruído podemcomprometer a recepção da mensagem e a persuasão do orador para com a plateia.
Se caso ocorrer algum “probleminha” durante sua apresentação, pode-se utilizar de ‘ganchos’, mecanismo este queutiliza o erro para continuar a apresentação de forma clara e comunicativa, sem deixar transparecer o erro cometido.
O comunicador deve desenvolver uma fala clara, audível e envolvente. Voz baixa e mápronúncia demonstram que, a fala competente é uma habilidade com combinação de produção de voz, entonação, pronúncia, ritmo e pausas. Para que não haja erros, é preciso que os órgãos responsáveis pelafala estejam em extrema eficácia.
Para se produzir a fala, alguns órgãos entram em ação, como: pulmão, brônquio, traqueia, cordas vocais, faringe, boca e fossas nasais.
A matéria prima da fala éa voz, para que todo processo ocorra de forma correta, é necessário que o orador controle a respiração, pois a expiração impulsiona o volume e a altura dos sons, além de gerar um timbre adequado eagradável, evitando a perda de fôlego e sons estridentes.
Para uma voz limpa e clara é necessária que a expressão corporal seja adequada.
A entonação é a alma da comunicação, pois é fundamental paraos resultados que se pretende obter. A entonação agressiva interrompe toda a comunicação, pois rompe a dimensão afetiva e emocional da apresentação.
É decisiva para a criação do clima favorável,...
tracking img