Resumo comentado do texto o que é ideologia (chaui)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia: CHAUI, Marilena de Souza, O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense

Resumo comentado do texto O que é ideologia


O texto O que é ideologia de Marilena de Souza Chaui explora o conceito de ideologia a partir das ideias marxistas sobre o assunto, explora o conceito dentro da questão da sociedade e de suas classes e como a ideologia é usada para ocontrole.
Na primeira parte do texto a autora trabalha com a teoria das quatro causas do pensamento grego para exemplificar a ideia da causa superior – causa final – e a causa inferior – a causa eficiente. A partir desse exemplo é ilustrada a concepção de dominação (causa final) e dominado (causa eficiente) entre os homens que há nas diversas sociedades. O trabalhador tem o papel de dominado enquantoo dono dos meios de produção, que é quem pensou e idealizou o produto, é o dominados.
A ideologia muda com a sociedade. As ideias são criadas para serem compreendidas dentro de determinada realidade, na verdade as ideias só são criadas por conta da realidade presente, mas o que a ideologia crê é que as ideias explicam a realidade presente. Para a ideologia ‘’a realidade é constituída porideias’’. (p.19)

Já na segunda parte do texto, o conceito de ideologia é posto de várias maneiras ao longo da leitura, junto com exemplos. Ideologia é uma forma de ocultar a realidade social criada pelos homens, são ideias ou representações que permitem aos homens explorarem economicamente outros homens.
‘’A ideologia continua sendo aquela atividade filosófico-cientifica que estuda aformação das ideias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, tomando como ponto de partida as sensações; por outro lado, ideologia passa a significar também o conjunto de ideias de uma época, tanto como ‘’opinião geral’’ quanto no sentido de elaboração teórica dos pensadores dessa época.’’ (p.26)
A ideologia e a teoria são sinônimos e enquanto teoria a ideologiacomanda a prática humana. A ideologia é: o conhecimento de formação das ideias, o conhecimento científico das leis e o corretivo das ideias comuns da sociedade. A própria ideologia é um dos aspectos da história humana.
A humanidade se relaciona a partir da moral, existe a moral dos homens e de cada sujeito. Dentro de cada sujeito há uma contradição interna entre o indivíduo moral e o indivíduoproprietário, a ideologia se encaixa como responsável pela contradição, pois ao mesmo tempo impõe a ideia do indivíduo proprietário (que quer enriquecer, pensar em si próprio, é egoista, ignora a sociedade) e a ideia do indivíduo moral, que é o cidadão, que se inclui no contexto da sociedade, de seus direito e deveres.
O indivíduo social, o cidadão, se define como pertencente a uma classe social. Asclasses sociais são os sujeitos da história, elas realizam as mudanças. Por isso há a ideia das relações sociais existirem em si mesmas, independente da ação humana. A noção de independencia da ação humana em relação ao sujeito histórico provoca a alienação, e é a alienação que permite a dominação provocada pela ideologia.
A ideologia é um instrumento da luta de classe que utiliza a sociedadepara a manutenção da divisão de classes. Por meio das leis e da noção de legitimidade e justiça, as ideias da classe dominante se tornam ideais para todas as classes. A universalidade das ideias da classe dominante é a hegemonia. ''Fenômeno da conservação da validade das ideias e valores dos dominantes, mesmo quando se percebe a dominação e mesmo quando se luta contra a classe dominante mantendosua ideologia [e que Gramsci denomina de hegemonia]'' (p.110)
Na parte final do texto, a autora enumera características do fenômeno da ideologia.
A ideologia é resultado da divisão social entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. O trabalho intelectual é visto como autônomo o pensador e suas ideias são autônomos enquanto o trabalho manual é dependente do intelectual.
A...
tracking img