Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Política I
Profº: Werber
Aluna: Maria Valneí Marques

Resumo:
Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio
“Discorsi”

Sobral
2011



Em Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio, Maquiavel faz uma análise sobre a história política de Roma, procurando nos acontecimentos da história da Roma republicana segundo Tito Lívio, meios de alcançar a cura dos males políticos ocorridos na Itália de seu tempo. Maquiavel inicia a obra discorrendo sobre a origem das cidades, onde afirma que todas foram fundadas ou por naturais de um mesmo país ou por estrangeiros. No primeiro caso, a fundação foi estabelecida através da união de um grupo de cidadãos que desejavam viver em maior segurança. E no caso dos estrangeiros, por desejarem manter o território conquistado, fundando colônias ou mesmo a fim de exaltar exclusivamente a glória do Príncipe.

Segundo Maquiavel há três espécies de governoconsideradas por ele formas boas: o monárquico, o aristocrático e o popular, que podem se transformar em despotismo, oligarquia e anarquia, respectivamente. Afirma que nenhuma destas formas é estável, estão sempre intercalando uma com a outra, formando um ciclo vicioso. Para Maquiavel não há vantagem em nenhuma forma de governo, pois as três formas consideradas boas não podem durar e as três outras pelo principio de corrupção que possuem. Um legislador sábio deve escolher um sistema de governo onde participem todas essas formas. Na sequência, Maquiavel nos aponta os acontecimentos que levaram à criação dos tribunos romanos. Para ele os tribunos romanos tiveram sua origem devido aos conflitos entre os nobres e os plebeus e se instituíram para garantir a segurança do povo, mantendo o equilíbrio entre o povo e o senado.
Maquiavel ressalta também sobre a importância das desordens que ocorrem em uma república, no caso de Roma, as desordens deram origem aos tribunos, é através delas [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resumo: comentários sobre a primeira década de tito lívio “discorsi”. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Coment%C3%A1rios-Sobre-a-Primeira-D%C3%A9cada/117841.html

MLA

"Resumo: comentários sobre a primeira década de tito lívio “discorsi”" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Coment%C3%A1rios-Sobre-a-Primeira-D%C3%A9cada/117841.html>.

MLA 7

"Resumo: comentários sobre a primeira década de tito lívio “discorsi”." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Coment%C3%A1rios-Sobre-a-Primeira-D%C3%A9cada/117841.html>.

CHICAGO

"Resumo: comentários sobre a primeira década de tito lívio “discorsi”." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Coment%C3%A1rios-Sobre-a-Primeira-D%C3%A9cada/117841.html.