Resumo com parecer do livro “o caso dos exploradores de caverna” do autor lon l. fuller”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“O caso dos exploradores de caverna” do autor Lon L. Fuller”
Resumo: Era sabido que os exploradores carregavam com eles escassas provisões, ansiedade existiu desde o começo de que eles teriamencontrado a morte devido à desnutrição, antes que o acesso a eles pudesse ser obtido. No vigésimo dia de sua prisão na caverna, foi descoberto, pela primeira vez, que foi levada uma maquina sem fio, capazde enviar e receber mensagens. Eles solicitaram para serem informados de quanto tempo demoraria para serem liberados. responderam que pelo menos dez dias seriam necessários. Os espeleologistaspresos dentro da caverna descreveram a sua condiçao e as rações que foram levadas com eles, perguntaram uma opinião médica se eles teriam uma chance de sobreviver sem comida por dez dias. O chefe do comitêmédico afirmou que haviam poucas possibilidades de sobrevivência. O comunicador ficou em silencio por oito horas. Whetmore, falando por todos, inclusive por ele mesmo, perguntou se eles teriamcondições de sobreviver por mais de dez dias consumindo carne do corpo de um deles. O médico, com relutância, respondeu de forma afirmativa ." (p.18).
"Dos depoimentos dos réus, que foi aceito pelos jurados,parece que foi Whetmore quem, primeiramente, propôs que deveriam usar como nutrientes, a carne de um dos presentes ".
O caso dos exploradores de cavernas, é um caso muito controverso pois é umatragédia que ocorreu devido a situação de desespero em que os réus se encontravam. Porém, é interessante estudar a obra por estimular o leitor a analisar diversos fatores sociais, históricos e jurídicosque estão implícitas e/ou explicitamente inseridos no caso. Foi possível observar as idéias que serviram de base para a construção dos discursos geniais de cada um dos ministros. Deve-se atentartambém para o conteúdo trabalhado no livro, são diversas questões importantes para o estudo da ciência jurídica, como o caráter positivista do Direito, conceitos de estado natural e estado civil,...
tracking img