Resumo ciencia dos materiais callister 5 edição até cap 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Ciencia dos Materiais
A disciplina ciência dos materiais envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais.
a estrutura de um material está geralmente relacionada ao arranjo de seus componentes internos.
Propriedade é uma peculiaridade do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um estímulo específico que lhe éimposto seis categorias diferentes: mecânica, elétrica, térmica, magnética, ótica e deteriorativa.
Além da estrutura e propriedades, dois outros componentes importantes estão envolvidos na ciência e na engenharia dos materiais, quais sejam, "processamento" e "desempenho".

CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Os materiais sólidos têm sido convenientemente agrupados em três classificações básicas: metais,cerâmicos e polímeros., existem três outros grupos de materiais importantes na engenharia — compósitos, semicondutores e biomateriais
METAIS
Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálico
CERÂMICOS
Os cerâmicos são compostos entre os elementos metálicos e não-metálicos; eles são freqüentemente óxidos, nitretos e carbetos.
POLÍMEROS
são compostos orgânicos que têm suaquímica baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elemen-tos não-metálicos; além disso, eles possuem estruturas moleculares muito grandes.
COMPÓSITOS
consistem em mais de um tipo de material
SEMICONDUTORES
Os semicondutores possuem propriedades elétricas que são intermediárias entre aquelas apresentadas pelos condutores elétricos e pelos isolantes.
BIOMATERIAIS
Os biomateriais são empregadosem componentes implantados no interior do corpo humano para a substituição de partes do corpo doentes ou danificadas.
Cap 3
Um material cristalino é aquele no qual os átomos estão situados em um arranjo que se repete ou que é periódico ao longo de grandes distâncias atômicas;Algumas das propriedades dos sólidos cristalinos dependem da estrutura cristalina do material.
células unitárias -subdividir a estrutura em pequenas entidades que se repetem.
cúbica de faces centradas (CFC)

quatro átomos inteiros, pode ser atribuído a uma dada célula unitária.
Para os metais, cada átomo possui o mesmo número de vizinhos mais próximos ou de átomo sem contato, o que se constitui no seu número de coordenação.
estruturas cristalinas cúbicas nas faces centradas, o número de coordenação é 12
OFEA representa a fração do volume de uma célula unitária
que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera
atômica rígida, ou

Para a estrutura CFC, o fator de empacotamento é de 0,74, queconsiste no máximo empacotamento possível para um conjuntode esferas onde todas possuem o mesmo diâmetro

A ESTRUTURA CRISTALINA CÚBICA DE CORPO CENTRADO

Dois átomos estão associados acada célula unitária CCC.
O número de coordenação para a estrutura cristalina CCC é 8;Uma vez que o número de coordenação é me-nor na CCC do que na CFC, o fator de empacotamento atômico
na CCC também é menor do que na CFC, sendo de 0,68,contra
0,74 na CFC.
CÁLCULOS DA DENSIDADE

n = número de átomos associados a cada célula unitária
A = peso atômico
Vc= volume da célula unitária
NA=númerode Avogadro (6,023 X 10^23 átomos/mol)
Alguns metais, bem como alguns não metais, podem ter mais do que uma estrutura cristalina, um fenômeno conhecido por polimorfismo. Quando encontrado em sólidos elementares, esta condição é frequentemente conhecida por alotropia.
Índices de Miller: direções cristalográficas
Uma direção cristalográfica é definida como sendo uma linha entre dois pontos,ou um vetor. As seguintes etapas devem ser seguidas para se determi-nar os índices de Miller referentes à uma direção cristalográfica:
• O vetor deve passar pela origem do sistema (um vetor pode sofrer translação e manter-se inalterado desde que o paralelismo seja observado);
• Determina-se a projeção do vetor em cada um dos três eixos. Elas são medidas em termos dos parâmetros abecda célula...
tracking img