Resumo Cibercultura, Gadgest e O Culto do Amador

Páginas: 8 (1781 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Cibercultura – Pierri Lévy
Para dar inicio ao nosso trabalho de análise de ponto de vista dos autores de Cibercultura, Gadget e O Culto do Amador, iremos explicar resumidamente o ponto de vista de cada autor, fizemos uma análise detalhada nos capítulos 6 e 7 de Cibercultura , o qual fala sobre O Universal Sem totalidade e o Movimento Social da Cibercultura, o capítulo 11 de Gadget ,Saudações a Membrana e por ultimo os capítulos 2 e 3 do Culto do Amador, o quais falam sobre O Nobre Amador e Verdades e Mentiras.
Nos Capitulos 6 e 7 de Cibercultura, é muito interessante observar as comparações que o autor faz sobreo ciberespaço em relação a sua Universalidade sem totalidade. Para ele é impossível chegar a um valor total do Ciberespaço, pois a cada dia, a cada minuto, a cadasegundo a internet é recheada de novas informações, novos vídeos, softwares e etc, impossível chegar a uma totalidade. O fator da internet ser universal para ele é em questão de que todos os programas são padrões, oq permite o acesso por qualquer um, em qualquer lugar do mundo, logo se um programa ou aplicativo não for padrão e sim incompatível ele logo logo deixará de existir, quando se pensa eminternet, não pode se esquecer de manter padrões.
Outro ponto muito interessante que o autor frisa é sobre A ESCRITA E O UNIVERSAL TOTALIZANTE, o autor fala sobre a passagem da cultura oral pela cultura escrita, nas sociedades orais as mensagens eram sempre recebidas e interpretadas no lugar onde era emitida, emissores e receptores compartilhavam uma situação idêntica. Com a criação daescrita, pessoas começaram a trocar mensagens a distancia, a partir daí, os autores da comunicação não dividiam mais o mesmo espaço, tornando assim num sistema indireto de comunicação. As pessoas tinham dificuldades de entender uma mensagem que era escrita a distancia, com isso os receptores criaram as artes da interpretação, da tradução, toda uma tecnologia linguística, a gramatica e muito mais, já osemissores se esforçavam para criar mensagens que fossem compreendidas por todos, esse esforço prático, corresponde a ideia do universal.
MÍDIAS DE MASSA , seguem a evolução da escrita, emissores se esforçam para atingir seu publico específico, facilitando a compreensão de quem os ouve, vê ou assiste. Outro ponto interessante que Levi Pierre mostra é a diferença do contexto midiático procontexto oral, no contexto oral as pessoas podem debater e expor suas opiniões, já no midiático, as pessoas recebem as mensagens e são obrigadas a ficarem quietas, pois a mídia não escuta as pessoas.
O autor finaliza afirmando que quanto mais universal menos totalizável é a cibercultura, pois quanto mais pessoas conectam a rede, postam, publicam e vivem a internet, mais a rede se expande, tornandoassim impossível somar uma totalidade.
No capítulo 8 o autor fala sobre o movimento social da cibercultura, inicia comparando o desejo da internet com o desejo automotivo, onde empresas, revistas, comerciais, postos de gasolina, fazem de tudo para atrair e aguçar as vontades e desejos das pessoas, as pessoas vivem atrás do sonho de ter um carro próprio, caso o sistema não deixasse as pessoas comagua na boca a indústria automotiva não seria o sucesso que é hoje. As pessoas são movidas pelo desejo.
O movimento Social da Cibercultura iniciou-se em meados dos anos 70, o movimento social californiano Computers for the people quis colocar a potencia de de calculo dos computadores nas mãos das pessoas físicas, tirando os ao mesmo tempo da guarda dos informatas, resultado disso, ao final dosanos 70 os computadores estavam com preço acessíveis as pessoas comuns, podendo utiliza-los sem especialização técnica, com isso o significado da informática foi totalmente alterado, o autor lembra que a informática pessoal não foi prevista, ou muito menos planejada por um governo, surgiu encima desse movimento social que tinha como objetivo tornar a informática acessível a todos. No final dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Webjornalismo Colaborativo ou Culto ao Amador
  • Resumo /cibercultura
  • Resumo cibercultura
  • Resumo sobre o Nascimento da Cibercultura
  • Resumo sobre cibercultura
  • Resumo O Culto Espiritual
  • Resumo do artigo
  • O CULTO DO AMADORISMO RESUMO FABIO GUARDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!