Resumo ciadade do silencio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Graças ao Tratado de Livre Comércio empresas do mundo inteiro montaram fábricas no México, na fronteira com os Estados Unidos. Com mão-de-obra barata e isenção de impostos, estas companhias fabricam produtos a baixo custo, que são vendidos nos Estados Unidos. Nas mais de mil fábricas de Juarez um televisor é fabricado a cada três segundos e um computador a cada sete. As fábricas contratammulheres, que aceitam salários menores e reclamam menos dos expedientes longos e condições ruins de trabalho. Muitas fábricas operam 24 horas por dia. Muitas mulheres são atacadas a caminho do trabalho ou de casa, tarde da noite ou no início das manhãs. As companhias não garantem a segurança dos funcionários e várias mulheres foram mortas em Juarez. Com este quadro o editor-chefe do Chicago Sentinel,George Morgan (Martin Sheen), envia para lá a repórter Lauren Adrian (Jennifer Lopez), que não queria fazer a matéria e só concordou em ir pois, se fizer um bom trabalho, terá chance de ser correspondente estrangeira. Ao chegar entra em contato com um repórter com quem já trabalhou, Alfonso Diaz (Antonio Banderas), que agora é o editor de El Sol, um jornal que não aceita a "versão oficial" sobre asmortes que acontecem na região. Diaz diz para Lauren que 375 mortes é só mais uma mentira da polícia, pois na verdade quase 5 mil mulheres já morreram. A situação fica muito tensa quando uma jovem de 16 anos, Eva Jimenez (Maya Zapata), é atacada. Seus agressores pensavam que estava morta e agora ela pode testemunhar sobre quem tentou matá-la. Lauren faz tudo para protegê-la, inclusive da polícia,mas alguns não ligam a mínima para a situação de Eva e das mulheres de Juárez.

a partir de casos reais chocantes que se desenvolve a trama de Cidade do Silêncio. A fronteira entre Estados Unidos e México está repleta de indústrias americanas que se aproveitam do baixo custo da mão de obra local para aumentar seus lucros. Os governos dos dois países assinaram um acordo de livre comércio que trazvantagens econômicas para ambos. Quem sai perdendo são os trabalhadores mexicanos, muitos deles camponeses expulsos de suas antigas terras por não conseguir pagar seus impostos e oprimidos pela necessidade de sobrevivência.
Pior ainda é o caso das mulheres operárias, imensa maioria dos contratados por contarem com salários ainda menores. Na cidade de Juarez a situação das trabalhadoras beira ainsanidade. Em turnos dentro das fábricas que nunca param, elas têm que conviver com a constante ameaça de serem violentadas e mortas ao ir ou voltar do trabalho. Suspeita-se de mais de um criminoso, e os números são apavorantes: as vítimas já chegam a milhares. A polícia não investiga e o governo fecha os olhos devido aos interesses econômicos. Tudo indica que há autoridades envolvidas na onda deassassinatos.

A realidade de jornalistas oprimidos e censurados é muito bem tratada no filme, onde a polícia faz cerco quase que diariamente no prédio do jornal. Os populares procuravam abrigo com Díaz, pois era o único que realmente defendia a sua causa sem segundas intenções.
Outro aspecto importante mostrado em Cidade do Silêncio é a miséria que o povo mexicano enfrentava, e ao que erasubmetido para poder ganhar oito dólares por dia. Meninas de a partir de 14 anos trabalhavam nas multinacionais americanas para poder sustentar suas famílias, as quais muitas tiveram seus terrenos e bens tomados pelo governo. E se não bastasse corriam todos os dias o risco de serem mortas e jogadas no “Lote Bravo”, local onde os estupradores costumavam largar os corpos de suas vítimas.
Encarando essarealidade, Lauren conhece a jovem Eva Jimnenez (Maya Zapata), de apenas 16 anos, que conseguiu escapar das mãos do “diablo”, como eram chamados os assassinos. Operaria de uma das fábricas, Eva foi levada ao Lote Bravo, estuprada por dois homens, e enterrada ainda com vida. A jovem saiu de sua própria cova, voltou para casa e recorreu a Alonso Díaz, no Sol de Juarez, para conseguir proteção....
tracking img