Resumo carta de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTA DE ATENAS 1933

Resumo da Carta de Atenas

Em 1933, na cidade de Atenas, Grécia, é realizado o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), que resulta em um manifesto urbanístico que expressa o pensamento sobre o meio urbano na época. A Carta de Atenas, como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aosproblemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades. A Carta, de modo geral, analisa o estado atual e crítico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana.

Resumo da Carta de Atenas

De novembro de 1933 - Assembleia de CIAM

Congresso Internacional de Arquitetura Moderna

Primeira Parte - generalidades

A cidade e suaregião.

a) A cidade é só uma parte de um conjunto econômico, social e político que constitui a região.

Raramente a unidade administrativa coincide com a unidade geográfica. O recorte territorial administrativo das cidades pode ter sido arbitrário, quando, em decorrência de seu crescimento, a aglomeração principal uniu-se a outras comunidades e depois se englobou, tonando-se então paralisantes,pois uma aglomeração constitui o núcleo vital de uma extensão geográfica cujo limite é constituído pela zona de influencia de outra aglomeração. Sé se pode enfrentar um problema de urbanismo referenciando-se aos elementos construtivos da região e sua geografia, que delimita com linhas de divisão de águas, morros vizinhos como contorno natural pelas vias de circulação. O plano da cidade é só um doselementos do todo constituído pelo plano regional.

b) Justapostos ao econômico, ao social e ao político, os valores de ordem psicologia e fisiológica próprios ao ser humano introduzem no debate preocupações de ordem individua e de ordem coletiva. A vida só se desenvolve na medida em que são conciliados os dois princípios contraditórios que regem a personalidade humana: o individual e ocoletivo.

Isolado o homem sente-se desarmado, por isso incorpora-se a um grupo, onde ele pode aspirar melhor sua moradia e satisfazer também sua profunda necessidade de vida social, sendo um elemento constitutivo de uma sociedade, ele colabora direta ou indiretamente nas atividades que asseguram sua vida física e espiritual.

c) Essas constantes psicológicas e biológicas sofrerão a influencia domeio: situação geográfica e topográfica, situação econômica e política. Primeiramente, da situação geográfica, o caráter dos elementos água e terra, da natureza, do solo, do clima.

A geografia e a topografia desempenham um papel considerável no destino dos homens. Foram os cumes dos montes que delimitaram as áreas de aglomeração onde, pouco a pouco, reunidos por costumes e usos comuns, os homensse constituíram em povoações. As raças, com suas religiões ou suas filosofias variadas, multiplicam a diversidade dos empreendimentos e cada uma propõe seu modo de ver e sua razão de viver pessoais.

d) Em segundo lugar, da situação econômica. Os recursos da região, contatos naturais ou artificiais com o exterior...

A situação econômica desempenha o papel de um motor, que, de acordo com aforca de suas pulsações, condiciona as variações que traçam a historia da aldeia, da cidade, ou do país. A tensão da engrenagem econômica, embora dependa em parte de circunstancias invariáveis, pode ser modificada a cada momento pelo aparecimento de forcas imprevistas, que o acaso ou a iniciativa humana podem tornar produtivas ou deixar inoperantes.

e) Em terceiro lugar, da situação política,sistema administrativo.

Fenômeno mais variável do que qualquer outro, sabedoria que atinge seu apogeu ou já toca seu declínio. Se a política é de natureza essencialmente variável, o sistema administrativo possui uma estabilidade natural que lhe permite ao longo do tempo, uma permanência maior e não autoriza modificações muito frequentes. É um sistema que, dentro de limites bastante rígidos rege...
tracking img