Resumo caramuru e o uraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARAMURU
Caramuru é um poema épico do frei Santa Rita Durão, escrito em 1781.
O poema Caramuru narra o descobrimento da Bahia, o naufrágio de Diogo Álvares Correia, o próprio caramuru, e seusamores com as índias, sobretudo com Paraguaçu, filha do cacique Taparica. Diogo é aclamado como filho do Trovão, após disparar seu mosquete durante uma caçada. Assim, ele se torna o príncipe da Bahia.Por ser considerado príncipe da Bahia, ele recebe um tratamento tal como príncipe. O morubixaba chefe da tribo, que lhe deu uma das filhas, Paraguaçu, manteve, ao longo dos 60 anos, contatos com novoseuropeus que aportavam na Bahia.
As relações comerciais com os normandos levaram-no entre 1526-1528, a visitar a França, onde Paraguaçu fora batizada em Santo-malos, com o nome de Catarina (KatherinaDu Bresil) em homenagem a Catherine dês Granches, esposa de Jacques Gartier.
Na mesma ocasião foi também batizada outra índia Tupinambá com o nome de Perrine, o que fundamenta a lenda de que variasíndias, por ciúmes, se jogaram ao mar para acompanhar Caramuru quando este partia para a França com Paraguaçu.
Catarina Paraguaçu e Caramuru tiveram vários filhos e filhas, Ana, Genebra, Apolônia,Graça, Gabriel, Gaspar e Jorge Álvares, que casaram com moças da corte que vieram com Martim Afonso de Souza, dos quais descendem as mais importantes famílias da aristocracia baiana, Caramuru foisepultado no Mosteiro de Jesus, dos jesuítas, em Salvador, onde depois foi enterrada a sua mulher Paraguaçu.

O URAGUAI
Em 1759, o Marquês de Pombal decretou a expulsão dos jesuítas das terras brasileiras.Esse poema épico é composto em versos decassílabos brancos e dividido em cinco cantos. A obra retrata a guerra travada por portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas pela conquista da colôniade Sete Povos das Missões, na região do Uruguai. O Episódio, que terminou com a vitória de Portugal, virou tema do épico, O Uraguai (1769).
O general do exército Português Gomes de Andrade e...
tracking img