Resumo Capitulo 5 Heg Cyro

1388 palavras 6 páginas
A moderna economia mundo

Sistema econômico comercial: Pré capitalista, não uma fase do capitalismo. sistema autônomo, utiliza diversas formas de trabalho compulsório e obtêm lucro através da diferença entre preço de compra e venda e monopólio a nível nacional.

Economia mundo: centrada na Europa procura estabelecer uma relação de trocas desiguais a seu favor, com o resto do mundo. Reduz a America e a Africa a produtores de obra prima, dependentes do mercado europeu para distribuição e consumo. Quase toda a produção é destinada a Europa. A produção não é considerada mercadoria, e sim um bem econômico, pois o mercado para ela era quase inexistente fora da Europa, passando a ser valorizada como mercadoria quando distribuída pela Europa.

Estados absolutistas: Nascidos da forte vinculação entre economia e política, firmava-se na intervenção estatal na economia, sendo o único que poderia garantir rotas transoceânicas comerciais seguras, acordos entre continentes e mercados privilegiados. Nesse âmbito de economia mundo, buscando a hegemonia e monopólio do mercado, que se da o processo de acumulo de capital.

Acumulo de capital (acumulação primitiva de capital): Viabiliza o Sistema econômico Capitalista estabelecendo uma divisão do trabalho em escala mundial, se da ao modo do sistema comercial: Compulsoriamente, extra mercado, monopólio, força e saques. Tornou desigual o desenvolvimento dos continentes, destacando metrópoles de periferias. Metrópoles só podem crescer na medida em que exploram as periferias.

As áreas periféricas da Economia Mundo

Periferias: Regiões exploradas politico e economicamente pela Europa Ocidental, sujeitas a toda forma de intervenção militar para que se torne mais produtiva e adequada a extração de excedentes econômicos.

Semi Periferias: Países economicamente dependentes a Europa Ocidental, e não politicamente. Representados pela Europa Oriental, Central e Mediterrânea.

O Sistema Colonial do Oriente

Colônias: Oceano Índico, costa da

Relacionados