Resumo capitulo 3 kuhn,a estrutura das revoluções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No capítulo 3.A ciência normal como resolução de quebra-cabeças,Thomas Khun desenvolve a idéia de que a ciência normal(atividade científica baseada num paradigma e que ocupa a maior parte dacomunidade científica)tem o interesse maior em provar a solidez de um paradigma,aumentar seu alcance e precisão do que o de produzir novidades conceituais ou fenomenológicas.
Aceitar um paradigma implica emaceitar critérios para a escolha dos problemas e admitindo(enquanto o paradigma é aceito) apenas uma solução possível.Sendo assim,um problema da ciência normal já possui sua resposta,o desafio dapesquisa consiste em chegar a essa resposta utilizando métodos ou passos que respeitem as regras naturalmente impostas pelo próprio paradigma.
Para Khun,do cientista de pesquisa normal exige-se,assimcomo no jogo de quebra cabeça,engenhosidade para a resolução dos problemas e sua motivação é a de solucionar um “quebra cabeça” que ninguém resolveu ou resolver “melhor”,utilizando todas aspeças,entrelaçando-as de tal modo que não sobrem espaços vazios,parte lisa embaixo...
A aparente rapidez da progressão da ciência normal se deve então ao fato de que os problemas escolhidos por esses praticantespara se concentrar necessitam apenas de engenho para resolver,não se trata de explicar fenômenos observados criando novas teorias,estabelecendo novas leis(o que levaria mais tempo e notadamente exigirianão engenhosidade mas intuição,dedução entre outros).
Adesões de um nível superior de um cientista:compreender o mundo ampliando a precisão e o alcance da ordem imposta,averiguar minuciosamenteempiricamente algum aspecto da natureza e aparente a desordem devem levar o cientista refinar suas técnicas ou articular a teoria.
Os compromissos(conceituais,teóricos,metodológicos e instrumentais) sãoos que proporcionam regras que revelam a natureza do mundo e de sua ciência,o que o permite se concentrar nos problemas definidos pela própria regra e o conhecimento já existente.
A ciência é uma...
tracking img