Resumo capitulo 16 - evolução - mark ridley

Os biólogos classificam as espécies em uma hierarquia de grupos
A descrição de uma espécie é uma atividade formal, em que o taxonomista tem de comparar espécimes da nova espécie com os de espéciessemelhantes e explicar como a espécie pode ser distinguida: a descrição também precisa ser publicada.
As espécies são organizadas de forma hierárquica desde Lineu, este fato é algo que traz algumasdúvidas quanto à classificação em categorias mais elevadas, sendo necessária a escolha procedimentos a serem usados e que tipo de hierarquia deve-se tentar classificar uma espécie.
Existemprincípios fenéticos e filogenéticos de classificação
O método fenético agrupa as espécies de acordo com seus atributos fenéticos observáveis, não possuindo caráter evolutivo, em que sua classificaçãocompleta consiste em uma hierarquia de níveis. Quanto mais elevado o nível, mas diferenças existiram entre os grupos.
O principio filogenético é evolutivo e somente entidades que possuem relaçõesevolutivas podem ser classificadas filogeneticamente, em que são observados os ancestrais comuns mais recentes para o critério de parentesco.
Na maioria dos casos os princípios fenéticos e filogenéticosproduzem os mesmos grupos classificatórios, porém existem casos que isto não ocorre, por alguns motivos, um deles é a convergência evolutiva.








Existem as escolas declassificação fenética, cladista e evolutiva
A escola mais influente da classificação fenética é a taxonomia numérica defendida por sneath (1993).
A filogenética possui como escola mais influente o cladismo(sistemática filogenética), defendida pelo alemão Henning (1996).
A escola evolutiva por sua vez, possui uma mescla entre os métodos fenéticos e filogenéticos, conhecida como taxonomia evolutiva.
Épreciso um método para julgar o mérito de uma escola de classificação
Este método é baseado na objetividade, onde uma classificação objetiva é uma que representa uma propriedade natural real,...
tracking img