Resumo capitulo 10

Páginas: 7 (1533 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015
Resumo capitulo 10
Raízes do enfoque comportamental
Desde que se iniciou o moderna sociedade industrial, entendeu-se que a produtividade não está ligada somente a eficiência dos sistemas técnicos, mas também ao aspecto comportamental.
Quando uma organização adota a perspectiva comportamental, o importante é o sistema social. Este sistema social é composto por pessoas, necessidades, sentimentos eatitudes bem como por seu comportamento como integrante de grupos.
O modelo enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudos, as características que diferenciam as pessoas uma das outras e o outro é o comportamento coletivo das pessoas como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.
O enfoque comportamental tem uma longa historia, a qual serão estudados os seus antecedentes,que são movimento pelo bem- estar dos trabalhadores, a psicologia industrial, o estudo do fator humano no papel dos gerentes e as dinâmicas de grupo, depois será estudado separadamente o experimento de Hawthorme.
O movimento pelo bem- estar dos trabalhadores
A corrente dos autores que enfatizaram as pessoas e seu bem- estar teve maior força com a revolução industrial, as condições de trabalho nesseperíodo eram difíceis, o que motivou muitas pessoas às melhorarem, para isso criaram cinco principais tendências:
1- Ação pratica dos sindicatos, para defenderem os trabalhadores
2- As experiências humanistas, como as de Robert Owen, New Lanark e da fundição Soho.
3- O marxismo, que propunha a desapropriação e a coletivização de todos os bens, para acabar com as desigualdades. O marxismo perdeuforças com a queda do comunismo, no entanto a incapacidade de resolver certos problemas , sempre manteve as ideias socialistas como ingrediente importante do debate sobre a administração da sociedade.
4- A doutrina social da Igreja, cujo marco inicial é a encíclica de 1891, que rejeita as teses socialistas.
5- O pensamento humanista na escola clássica, que tinham preocupação com a condição daspessoas no ambiente de trabalho e a manifestaram em suas obras.
Nesta época, Mary Parker Follett afirmava que homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos aos que motivavam em outras circunstancias.
Ideias como essas não eram as maiores preocupações para os pioneiros da administração, acreditavam na importância do funcionamento dos sistemas técnicos.
O estudo do fator humano nopapel dos gerentes
Chester Barnard,focalizou a dimensão humana e comportamental no trabalho dos administradores, segundo ele as organizações são por natureza sistemas cooperativos, as pessoas cooperam pelo objetivo da organização, onde há a necessidade da cooperação entre duas ou mais pessoas.
A cooperação só acontece se existir o equilíbrio entre os benefícios que são oferecidos para o individuoe o contrario também é necessário, ou seja, o conceito de cooperação é a compatibilidade entre esforço e recompensa.
Barnard foi um dos pioneiros na explicação do papel do comportamento humano no papel dos gerentes e no desempenho das organizações.
Psicologia industrial
Outra contribuição para o entendimento do comportamento das pessoas no trabalho foi feita pela psicologia, no século XX, afigura mais importante desse movimento é o alemão Hugo Munsterberg, que migrou para os EUA e lá escreveu seu livro Psychology os industrial efficiency.
A psicologia industrial, focou no desenvolvimento de teses para a seleção e colocação de pessoas, essas teses durante a primeira Guerra Mundial, foi utilizada pelo exército, nos anos 30, o campo da psicologia industrial começou a expandir-se, atuandonas relações humanas, nos processos de supervisão e liderança, essa nomenclatura de psicologia industrial já não era mais suficiente, então criou-se a psicologia organizacional, que abrange a psicologia industrial e todas as ciências que estudam o comportamento.
Dinâmica de grupo
Kurt Lewin, é considerado o pai da dinâmica de grupo, seus estudo pioneiros realizados no final da década de 30,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo capítulo 10 varian
  • resumo Capitulo 10 Contabilidade Básica
  • Resumo Capitulo 7 ao 10 Kusnet
  • Resumo capitulos 10 e 11 halliday
  • Resumo capitulos 10., 11., 12
  • DP RESUMO CAPITULO 6 A 10
  • resumo fisica halliday capitulo 10
  • Resumo do capitulo 10 e 11 Eletroterapia explicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!