Resumo capitulo 1 o segredo de luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Do que se trata o livro?

O segredo de Luísa representa sua vitória sobre essas questões e várias outras.
Uma das mais espinhosas sendo a que diz respeito aos valores da sociedade. Sim, pois é fato que ainda hoje o sonho dos pais é a segurança dos filhos em empregos públicos ou em grandes empresas. Há menos de uma década, mesmo os profissionais liberais — médicos, dentistas, engenheiros —saíam da faculdade sem jamais ter assistido a uma aula sobre sua carreira como negócio. Felizmente, as coisas já começaram a mudar.
Autor da metodologia de ensino de empreendedorismo que é a mais adotada no país, experiente formador de formadores nessa área, lutando agora para fazer o empreendedorismo atingir crianças e jovens desde os primeiros degraus da escolaridade, Dolabela foi o lançador e é oprincipal ativista da cruzada para virar o jogo da inserção da moçada no mundo do trabalho. Suas matérias? O ser humano, a construção da auto-estima, o direito de sonhar, a escola como criadora de donos do próprio nariz, o Plano de Negócios como caminho para a realização do sonho com o máximo de segurança possível.
Esta nova edição, atualizada após trinta reimpressões, atesta o verdadeiro fenômenoeditorial e educacional em que se transformou O segredo de Luísa. Cuja trajetória se renova com a mesma personagem aprendendo a fazer Plano de Negócios aos 11 anos. Não acredita que isso seja possível? Pois leia A ponte mágica e veja como aprender a empreender pode ser uma aventura eletrizante quando narrada por um mago chamado Fernando Dolabela.
MIRIAN PAGLIA COSTA
Editora

Capítulo 1: AMotivação e o Perfil do Empreendedor

1. O que é um empreendedor? Como defini-lo?

O economista austríaco Schumpeter (1934) associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. Já a definição de Filion (1991) é mais simples e abrangente: “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.
O conceito queproponho é: “O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”. À medida que percorrermos a trajetória de Luísa, veremos que este conceito desenvolve também uma forte ligação entre empreendedorismo e desenvolvimento social.

O que se sabe hoje, através das pesquisas em todo o mundo, sobre o perfil do empreendedor?

■ O empreendedor é um ser social, produto do meio em quevive (época e lugar).
■ É um fenômeno local, ou seja, existem cidades, regiões, países mais, ou menos, empreendedores do que outros.

A natureza do empreendedorismo nos diz que:

■ Todos nascemos empreendedores. A espécie humana é empreendedora.

■ Empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira
ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar asrelações do homem com os outros e com a natureza.

■ Não é um fenômeno apenas econômico, mas sim social.

■ O empreendedor está em qualquer área. Não é somente a pessoa que abre uma empresa.

■ Empreendedorismo é uma das manifestações da liberdade humana.

■ Não é um fenômeno individual, não é um dom que poucos têm. É coletivo, comunitário. A comunidade tem o empreendedor que merece, porquecabe a ela criar o ambiente propício.

■ O ambiente favorável ao desenvolvimento empreendedor (em comunidades ou empresas) não pode prescindir de elevadas doses de democracia (e não de autocracia), cooperação (e não somente de competição) e relações sociais estruturadas em rede (e não hierarquizadas).

■ Não é possível transferir conhecimentos empreendedores. Nesse sentido, não é possívelensinar, mas é possível aprender a ser empreendedor, desde que através de um sistema bastante diferente do ensino tradicional.

■ É um tema universal, e não específico ou acessório. Em outras palavras: deve estar na educação básica, ser oferecido para todos os alunos.

■ O fundamento do empreendedorismo é a cidadania. Visa a construção do bem-estar coletivo,
do espírito comunitário, da...
tracking img