Resumo capitula 4 trajetoria humana - de pedro demo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trajetória humana
Herança humana evolucionária
Enquanto Morin perscruta as bases biológicas do humano e detém-se na análise da identidade humana de hoje, eles tentam desenhar a trajetória como tal da humanidade, em suas várias fases, até os dias atuais. O passado não é história morta, mas material vivo que constrói e reconstrói. Ao reconstruir a análise de Lenski e Lenski, pretendendo apontarquestões metodológicas de fundo que comprometem a qualidade da interpretação. Embora defensores da visão ampla e complexa da sociedade, ainda se fixam em descobrir as causas das coisas, traindo posições positivistas dominantes. Há dois horizontes a serem inquiridos: a relação das sociedades com seus ambientes e com suas partes e evolução da sociedade no tempo. Sociedades existem em pelo menos emtrês áreas:  nas espécies de vertebrados, sobretudo mamíferos; nos insetos sociais; e nos invertebrados que vivem em colônias. A organização social acarreta forma mais avançada de capacidade adaptativa, porque gera cooperação. Daí a definição de sociedades humanas: biologicamente trata de indivíduos que pertencem a mesma espécie, organizado de modo cooperativo.
A base biológica da sociedade humanaaponta herança genética. Para biólogos, as características partilhadas com todas as outras espécies, contam-se (i) mesma estrutura subjacente do organismo, composto de uma ou mais células, feito do mesmo material básico; (ii) algumas atividades comuns: nutrição, respiração e síntese. (iii) genes, com unidades básicas de hereditariedade, representando fenômenos químicos  complexos representados emtodas as células de todo o organismo.
Mutações são processos contínuos aleatórios em toda a população, provenientes de inúmeros fatores. De acordo com a hipótese da ”seleção natural”, o que condiciona acima de tudo a habilidade evolutiva é o valor adaptativo dos genes e conjuntos dos genes, prevalecendo os que demonstrem maior capacidade de sobrevivência. Existe certamente o movimento contrário deresistência à mudança e, do ponto de vista de cada geração, não aparece ter ocorrido mudança mais visível. A especiação costuma ocorrer em população pequena reprodutiva isolada das outras de sua laia. Trata-se de consequência do crescimento nos números que levam as espécies sobre área tão ampla, que alguns indivíduos passam a lutar pela sobrevivência em áreas marginais, onde a espécie não estábem adaptada.
Lenski e Lenski resalta que os humanos partilham características com algumas espécies: Somos mais próximos dos animais do que das plantas, de vertebrados do que invertebrados, de mamíferos do que não mamíferos. A ênfase ostensiva é posta na habilidade de aprendizagem, que transforma a experiência em conhecimentos em potencial para modificar o comportamento. Nos humanos e em algunsprimatas superiores, a evolução cerebral os dotou da capacidade de estocar informação praticamente ilimitada, por fim, há as características exclusivas dos humanos: engenharia, filosofia, artes, universidades, cidades... Pesquisas recentes mostram que chipanzés estão tão próximos geneticamente  dos humanos, porque eles partilham quase 99% dos genes.
Marca Biossociocultural das Sociedades humanasLenski e Lenski também consideram a extraordinária complexidade e variabilidade das sociedades humanas o que elas têm de mais fascinante. Cada sociedade é única, e as diferenças entre elas, aparentemente tão grandes  quanta aquela entre espécies não relacionadas de plantas ou animais. Contudo, como combinavam componentes biológicos sociais e culturais, são entidades. As sociedades humanasnecessitam de condições mínimas para sobreviver, para satisfazer necessidades básicas, desejos e opiniões. Componentes básicos das sociedades humanas, mesmo das mais simples são: população, cultura, produtos materiais da cultura, organização social, instituição social. As sociedades humanas são parte da natureza e aí sofrem influência evolucionária comum. Todas as características observadas em qualquer...
tracking img