Capítulo I
GÊNESE DO DIREITO
Utiliza-se a expressão direito para indicar o conjunto ordenado de normas destinadas a organizar a sociedade e disciplinar a conduta humana na dentro de determinadasociedade. Também encontramos a palavra direito relacionada ao direito de cada pessoa, é o caso de alguém que afirma ter o direito a isso ou àquilo, de fazer ou não fazer alguma coisa. No primeiro casotemos o Direito Objetivo, conhecido também como Direito Positivo, ou seja, o conjunto de regras que preside à nossa vida social. Tais normas são de direito objetivo porque vivem e sobrevivem fora eindependentes das pessoas, a quem permitem faculdades de agir. No segundo, a palavra direito indica o Direito Subjetivo de cada pessoa tanto física como jurídica, como o direito à vida, à liberdade, àpropriedade, à educação, à saúde etc.
É correto afirmar que o Direito Objetivo é a norma de agir “norma agendi” e o direito subjetivo é a faculdade de agir “facultas agendi”. Tal faculdade permitepoderes para exigir uma obrigação de um segundo sujeito. É uma situação jurídica subjetiva de vantagem a que o direito objetivo confere proteção direta, plena e específica.
A sociologia trata do DireitoObjetivo referindo-se as regras que organizam a sociedade e disciplinam o comportamento social.
1. ESCOLA JUSNATURALISTA OU DO DIREITO NATURAL
Os jusnaturalistas acreditam que o direito é umconjunto de ideias ou princípios superiores, eternos, uniformes, permanentes, imutáveis, outorgados ao homem pela divindade, referente a criação, com o objetivo de traçar-lhe o caminho que deve ser seguidoe ditar uma conduta que deve ser mantida.
As principais características do direito natural são, a estabilidade e a imutabilidade, já que se trata de princípios imanentes ao próprio cosmos, cujaorigem está na Divindade. Para concluir, ao dar vida à criatura, o criador deixou em sua consciência um conjunto de princípios superiores, eternos e imutáveis, que compõem o direito natural, partindo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resumo cap.i e ii "programa de sociologia jurídica - sérgio cavalieri filho". TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cap-i-e-Ii-Programa-De/223636.html

MLA

"Resumo cap.i e ii "programa de sociologia jurídica - sérgio cavalieri filho"" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cap-i-e-Ii-Programa-De/223636.html>.

MLA 7

"Resumo cap.i e ii "programa de sociologia jurídica - sérgio cavalieri filho"." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cap-i-e-Ii-Programa-De/223636.html>.

CHICAGO

"Resumo cap.i e ii "programa de sociologia jurídica - sérgio cavalieri filho"." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Cap-i-e-Ii-Programa-De/223636.html.