Resumo cap. 4 - pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Capitulo 4 – Gerenciamento de Integração de Projetos.



Introdução:

Nesse capitulo vamos abordar a fase de integração de projetos, como o próprio nome diz, ele via nos guiar pelas varias fases do gerenciamento de desenvolvimento e implementação de projetos, fazendo uma junção dos processos necessários, na execução do projeto, tendo como objetivo atender as necessidades das partesinteressadas e sucesso ao final do projeto.

O capitulo 4 se divide em seis partes do processo de desenvolvimento de projetos, que são:

4.1 - Desenvolver termo de abertura do projeto;

4.2 - Desenvolver plano de gerenciamento de projeto;

4.3 - Orientar e gerenciar a execução do projeto;

4.4 - Monitorar e controlar o trabalho do projeto;

4.5 - Realizar o controle integrado demudanças;

4.6 - Encerrar o projeto ou fase.




Resumo dos processos:

4.1 - Desenvolver termo de abertura;

O termo de abertura consiste no levantamento de informações, sobre a real necessidade do projeto, são analisadas informações, como custo, impacto do projeto, tempo de execução, profissionais envolvidos, entre outros.

Todo esse processo deve ser descrito em documento, e aprovado peloresponsável e partes envolvidas no projeto.



4.2 - Desenvolver plano de gerenciamento de projeto;

O plano de gerenciamento de projeto consiste em reunir todos os documentos relacionados ao projeto, nessa fase o gestor assim como todos os envolvido, pode encontrar quando achar necessário, o andamento geral das fases do projeto e suas respectivas saídas, que estarão dispostos da seguinteforma:



• Plano de gerenciamento de projeto, visão geral;

Termo de abertura do projeto, documento de conhecimento de todos envolvidos no projeto;

Cronograma, com datas pré-determinadas;

Custos, controle dos gastos do projeto;

Escopo, controle pré-determinado das tarefas do projeto.

• Plano de gerenciamento do escopo;

É feito o levantamento das necessidades eexpectativas das partes interessadas e a real necessidade e influencia desse requisito no projeto, sendo que cada caso será analisado e avaliado quanto a sua funcionalidade no projeto.

O escopo é uma descrição detalhada do projeto, uma vez que todos os detalhes, eficiência e impacto sobre o processo no projeto, são possíveis avaliar riscos que possam surgir no decorrer do projeto.

Deve ser criado umprocesso de entrega de tarefas de forma subdividida, de forma que se tenha um controle do andamento do projeto.

• Plano de gerenciamento do cronograma;

Será definido processos de identificação de ações especificas para entrega de tarefas, cria-se níveis de prioridade para entrega de pacotes de ações a serem cumpridas no projeto, sendo acompanhado pelo cronograma previamente definido,para que seja alcançados todos os prazos de entrega.

Deve-se atentar para os recursos disponíveis para cada atividade, sendo que uma demanda maior de trabalho será necessário um volume maior de mão de obra e equipamentos disponíveis, alinhado ao custo que terá para execução do projeto, ter controle sobre o tempo de duração para conclusão das atividades relativas, lembrado que todo trabalhonecessita ter precisão e qualidade ao seu termino.

Uma ferramenta de grande importância nesse processo é o cronograma, que deve ser bem elaborado, e de fácil compreensão do todos envolvidos no projeto, pois assim se pode alcançar com sucesso os objetivos.

• Plano de gerenciamento de custos;

É o processo da estimativa do custo para execução do projeto, baseado em informações pré-determinadasdurante o levantamento dos requisitos relevantes ao projeto, porem, podem sofrer alterações no decorrer das atividades, sendo que se adota uma margem de variação de custo ao decorrer do projeto. Uma estimativa de custo é uma avaliação provável para se concluir o projeto. Com isso a determinação do orçamento é feita levando em consideração todos os itens que causara impacto no decorrer do...
tracking img