Resumo Cap 4 PLT398

759 palavras 4 páginas
Produção de Multimídia
A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto. Os elementos para a construção desse projeto geralmente são: um resultado final, e possivelmente diversos resultados intermediários; um prazo para a execução do projeto, possíveis prazos para os resultados intermediários; um orçamento, com possíveis itens opcionais; um cliente, que pode ser um contratante do projeto, ou clientes potenciais, parte do público que se pretende atingir com o produto; usuários do produto, que nem sempre se confundem com os clientes (usuário é quem usa, cliente é quem paga); uma equipe desenvolvedora, possivelmente com papeis especializados; um ciclo de vida, que descreve as fases das existência do produto , desde sua concepção inicial até quando se torna obsoleto e não recebe mais suporte do produtor.
O modelo de ciclo de vida pode ser definido em quatro fases:
Ativação – fase em que a equipe desenvolve as ideias iniciais do produto, feitas algumas estimativas preliminares, e é apresentada ao cliente uma proposta de projeto.
Especificação – fase em que são feitos a definição precisa e detalhada do produto que se quer desenvolver e o dimensionamento dos necessários custos e prazos. Compreende analise e o planejamento.
Desenvolvimento – fase em que são feitas atividades que completam a construção e a colocação em operação do produto. Compreende o desenho, a implementação e a implantação, além do controle do projeto.
Produtos de multimídia muitas vezes utilizam conteúdo já existente de texto e material de imagem e som. Nesse caso, o projeto deve considerar as condições de direitos autorais, para evitar futuros problemas e até pendencias judiciais.
A ativação de um projeto é a fase em que são feitos os primeiros contatos com os clientes e as primeiras ideias são lançadas. Seu resultado é uma proposta que será avaliada pelo cliente; caberá a este decidir pela continuação do projeto ou solicitar novas discussões sobre o assunto.
A Proposta de

Relacionados