resumo cap 4,5 e 6 do livro um toc na cuca

987 palavras 4 páginas
Cap . 4: SEJA PRÁTICO - resumo
O autor começa apresentando um exercício para refletir como tudo seria se faltasse gravidade por um segundo todos os dias no intuito de mostrar que podemos gerar ideias sem nenhuma correlação com o universo da experiência, como ele aborda no segundo parágrafo do capítulo 4.
No subtítulo NOSSO CANTEIRO GERMINATIVO o autor comenta que o ser humano tem a capacidade de liberar o pensamento para duas direções principais: antecipar o futuro e gerar ideias sem a necessidade da experiência ou do existir. No terceiro parágrafo dessa subseção ele nomeia o reino do possível como nosso canteiro germinativo.
No subtítulo E SE... ele diz que o uso de “e se” nos dá liberdade de pensar em algo diferente e dá o exemplo de Albert Einstein que desenvolveu os primeiros conceitos da teoria da relatividade se indagando e depois procurando respostas sobre o que aconteceria se ele estivesse caindo no espaço à velocidade da luz dentro de um elevador com um buraco na parede e também sobre o que aconteceria se um facho de luz entrasse no elevador pelo buraco. E propõe no final desta subseção que o leitor tente bancar um mágico, que ele diz ser um profissional especializado na fantasia “e se”, para que o leitor produzida novas ideias.
No subtítulo O PONTO DE APOIO o autor relata que nem sempre o “e se” produz ideias praticas e criativas e por isso as vezes se faz necessário um ponto de apoio que seria ideias que estimulam a pensar em outras ideias. Diz também que as ideias podem ser impraticáveis ou improváveis, pois elas também podem levar a outras indagações e cita o exemplo de um engenheiro que se indaga sobre como remover uma pintura da parede pensando em colocar pólvora na fórmula e seus colegas de trabalho a partir dessa ideia pensam em colocar aditivos na tinta para facilitar na remoção dela.
No subtítulo LIXO ENGRAÇADO ele reafirma a ideia da subseção anterior O PONTO DE APOIO dando o exemplo de uma cidade na Holanda que tinha problemas com lixo.
No

Relacionados

  • ROBERTO CARLOS
    269053 palavras | 1077 páginas