Resumo cap 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 2 Administração: Histórias e conceitos.

Uma das primeiras tentativas de se estudar administração cientifica onde a ênfase foi a eficiência do trabalhador, essa tarefa era determinada por um especialista que graças a um estudo metódico teve compreensão cientifica do trabalho a ser realizado. O melhor método de administração depende do estilo de liderança do gerente em relação àsnecessidades de uma situação especifica. O esforço individual e organizacional para a boa administração é a eficiência eficácia e a produtividade. Babbage afirmou que para o bom desempenho do funcionário, os trabalhos deveriam ser reduzidos as tarefas menores e padronizadas, mas essa ideia de montagem moderna foi ignorada por mais de meio século. O estagio de industrialização os gerentes não viram anecessidade de uma teoria escrita de administração, por que aquela época a Europa e a Inglaterra eram ainda a terra dos privilegiados herdeiros da pequena nobreza latifundiária e dos status de origem do povo intangível, dessa forma as habilidades em administração a lideração não eram vistas possíveis de se aprender, mas como habilidades herdadas.
Naquela época era impossível fazer-se um líder porque a liderança já vinha de geração para geração, por isso que as ideias de Babbage eram ignoradas. Devido à expansão da industrialização houve a necessidade de uma teoria de administração e de gerentes qualificados. O Estados Unidos necessitava de um alto numero de funcionários para alimentar seu crescimento industrial, por isso diversos imigrantes foram a américa a fim de suprir essanecessidade.
Dessa forma o renomado engenheiro Henry R. Towne apresentou um projeto que chamava a atenção para a necessidade de realizar um estudo cientifico da administração de trabalhos. Taylor e seus amigos vendo isso aceitou o desafio e começaram a criar a teoria da administração. Taylor acreditava que só haveria prosperidade econômica com a otimização a produtividade se os trabalhadores fossem maiseficientes, o mesmo acreditava que essa eficiência somente poderia ser alcançada por especialistas conhecidos por cientistas em administração. Ele melhorou o desempenho dos funcionários através dos estudos de tempo e movimento, era um sistema conhecido como pagamento por peça, pela qual os trabalhares eram pagos de acordo com as quantidades produzidas e também cm o método de trabalho de incentivo.Antes dos esforços de Taylor, os trabalhadores realizavam atividades de acordo com palpites e intuições, que ele chamava de regras práticas. Taylor sustentava que o uso dessas regras práticas resultava em ineficiência e padrões inconsistentes de desempenho. Tampouco os trabalhadores, segundo Taylor, poderiam saber se estavam dando o melhor de si. Taylor observou torneiros, planejadores,serralheiros e outros trabalhadores. Fazendo milhares de medições com auxilio de um cronometro, ele examinou detalhadamente atividade por atividade. Dividiu cada atividade em tarefas componentes, em um processo que ele chamou de fracionamento de atividades criando assim os unidos básicos de trabalho.
Taylor conseguiu melhorar radicalmente a eficiecia do trabalhador, usando os estudos de tempos emovimentos e um sistema conhecido como pagamento por peça, pelo qual os trabalhadores eram pagos de acordo com a quantidade produzida. Embora o salario de incentivo de Taylor e a maneira mais eficiente de realizar as tarefas resultassem em maiores ganhos para os trabalhadores, em geral os sindicatos desconfiavam dos métodos de Taylor e, por vezes, os levavam a mal. Os sindicatos temiam que oaumento do ritmo do trabalho resultasse em conclusão antecipada do próprio trabalho e, consequentemente, em demissões de trabalhadores. Enquanto os sindicatos resistiam ás inovações propostas por Taylor, a administração, impressionada com os aumentos de produtividade e com as reduções de custos, acolhia com entusiasmo a sua administração cientifica. Taylor estudou várias atividades e, dividindo-as em...
tracking img