Resumo cap 2 turano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Protese I
RESUMO 1 – CAPITULO 2 / Anatomia protética - Turano
A base protética onde se adapta a prótese total, denomina-se área basal e se compõe de osso, recoberto por membrana mucosa, mucosae submucosa. Na submucosa encontram-se vasos sanguíneos que irrigam a superfície da fibromucosa gengival e as terminações nervosas, que dão conhecimento através do córtex cerebral de toda a sensaçãono interior da cavidade bucal.
* Suporte ósseo: quando existem rebordos planos é difícil obter uma prótese total retentiva e estável. Por isso, a preservação do tecido ósseo é de suma importânciaem odontologia, considerando que toda a terapêutica protética pode ter êxito, sempre e quando a base óssea permanecer intacta.
* Osso maxilar: o suporte para a prótese superior é dado pelos ossosmaxilares direito e esquerdo e o osso palatino. Os dois processos palatinos e a lâmina horizontal do osso palatino, formam a base do palato duro, provendo considerável suporte para a prótese totalsuperior.
* Formato: têm uma conformação de pirâmide triangular, com base voltada para a cavidade nasal.
* Prolongações:
* Frontal: processo frontal da maxila, unindo-se com o osso frontal* Zigomática; o processo zigomático do maxilar, faz união com o osso zigomático, alargando o corpo do osso.
* Palatina: o processo palatino é uma lamina horizontal articulando com a do ladooposto, formando a abóbada palatina.
* Alveolar: o processo alveolar da maxila está dirigido para baixo, onde se alojam os dentes. O osso que rodeia a raiz de cada dente natural é o alvéolo, e orebordo ósseo que sustenta os dentes é o rebordo alveolar. Após a perda dos dentes é o processo alveolar que permanece recoberto pela fibromucosa gengival, onde se dá a principal área de suporte da prótese.* Forames:
* Palatino incisivo
* Palatino maior
* Infra-orbitário
*Rebordo residual: a forma e o tamanho dos rebordos alveolares, mudam a medida em que se perdem os dentes. Os...
tracking img