Resumo cap. 14 filosofando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CIÊNCIA NA IDADE MODERNA
“A revolução científica do século XVII”.

1. Introdução

Ao ser feita a análise do poema “O silêncio de Pascal” de Paulo Leminski (1944-1989) fica observado umanova visão cientifica quando a teoria geocêntrica deixa de ser acreditada para dar lugar à nova teoria heliocêntrica que derrubou a ideia de hierarquia entre o céu e a terra.
Galileu igualou o universoatravés da geometria. Porém, existe um pensamento que vai além da teoria cientifica.
O avanço da ciência e a desmistificação de teorias serviram também para criar um homem que encontra valores não sóno âmbito familiar, mas também no seu esforço cotidiano e na capacidade do trabalho.
O surgimento de um pensamento cientifico renovado criou um mundo capitalista com valorização da classe burguesa,as descobertas feitas pela ciência cooperou para um desenvolvimento industrial já que a burguesia utilizou os inventos em prol beneficio.


2. Características do pensamento moderno

Desde orenascimento surgiu uma grande discussão religiosa e o poder exercido pela igreja deixou de ser supremo, então a razão toma proporções maiores criando o beneficio da dúvida e questionando a autoridadeda igreja e o saber aristotélico.
O teocentrismo não é mais dominante e o homem passa a ser o centro do interesse e das decisões.

3. A física na idade moderna

A filosofia e a física andamlado a lado e Galileu Galilei é de suma importância nesta parceria; o pensamento de Galileu fez nascer uma revolução cientifica que marca o surgimento de novos tempos.

4. A astronomia: oheliocentrismo

O Geocentrismo defendido por Aristóteles e Ptolomeu é confirmado através do senso comum. Porém, Galileu Galilei através de fenômenos da física e da astronomia, antes explicados a partir dasdiferenças de natureza dos corpos perfeitos e imperfeitos, tornam-se homogêneos já que não há mais como reconhecer a incorruptibilidade do mundo supralunar: desfaz portanto a diferença entre terra e...
tracking img