Resumo Cap 12 Planificacion del tranportes

414 palavras 2 páginas
Resumo do capítulo 12 – Estimação ou previsão da demanda de viagens

Os métodos para estimar a demanda de viagens variam, desde uma simples extrapolação das tendências observadas até o uso de métodos computacionais sofisticados que usam uma ampla compilação de dados e modelos matemáticos variados. Os métodos utilizados dependem da disponibilidade de dados e das restrições específicas do projeto.
Há duas situações básicas na estimação da demanda em planejamento de transportes. A primeira contempla os dados levantados para viagens urbanas e a segunda para viagens interurbanas. Nesse capítulo descreve-se o processo de estimação de viagens urbanas.
São três os fatores que influenciam a demanda de viagens: localização e intensidade do uso do solo; caraterísticas socioeconômicas das pessoas que vivem na área; o alcance, custo e qualidade dos serviços disponíveis de transporte. Esses fatores se incorporam na maioria dos procedimento de previsão de viagens.
O enfoque mais empregado na previsão da demanda de viagens é o “processo de quatro passos”: geração de viagens, distribuição de viagens, seleção do modelo e alocação do trânsito. Na prática, também tem se empregado estruturas de modelos simultâneos, especialmente para a previsão de viagens interurbanas.
A geração de viagens é o processo para determinar o número de viagens que vão começar ou terminar em cada zona, dentro de uma área de estudo. Cada viagem de duas finalidades e estas são descritas pelos propósitos da viagem, isto é, se as viagens são produzidas ou atraidas por uma zona.
A distribuição de viagens é um processo mediante o qual as viagens geradas em uma zona, se assemelham a outras zonas na área de estudo. Se usam vários modelos para a distribuição de viagens. Entre esses se encontram o de gravedad porque emprega os atributos do sistema de transporte e as características do uso do solo.
A seleção do modo é o aspecto do processo de análise da demanda, que determina o número ou porcentagem de

Relacionados

  • Engenheiro Civil
    225730 palavras | 903 páginas