Resumo cap 1 "texto e textualidade" maria da graça costa val

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade.

Resumo Capítulo 1:

Texto ou discurso: ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa,semântica e formal.

Texto: unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função identificável num dado jogo de atuação sociocomunicativa.

São elementos desse processo as peculiaridades de cada atocomunicativo, tais como: as intenções do produtor; o jogo de imagens mentais que cada um dos interlocutores faz de si, do outro e do outro em relação a si mesmo e ao tema do discurso; e o espaço deperceptibilidade visual e acústica comum, na comunicação face a face.

Propriedades básicas do texto:

1) Contexto sociocultural – delimita os conhecimentos compartilhados pelos interlocutores,inclusive quanto às regras sociais de interação comunicativa.

2) Unidade semântica – precisa ser percebida pelo recebedor como um todo significativo.

3) Unidade formal – constituintes lingüísticosintegrados, de modo a permitir que o texto seja percebido como um todo coeso.

Um texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos:

1) Pragmático – funcionamento enquanto atuaçãoinformacional e comunicativa.

2) Semântico-conceitual – coerência.

3) Formal – coesão.

Textualidade – conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequênciade frases.

Beaugrande e Dressler (1983) – sete fatores responsáveis: coerência, coesão (material conceitual e linguístico do texto), intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade,informatividade, intertextualidade (fatores pragmáticos no processo sociocomunicativo).

Coerência: Configuração que assumem os conceitos e relações subjacentes à superfície textual. Fator fundamental datextualidade – responsável pelo sentido do texto. Envolve os aspectos lógicos, semânticos, cognitivos.

Um texto é aceito como coerente quando apresenta uma configuração conceitual compatível com o...
tracking img