Resumo cap 1 - desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM PERSPECTIVA
ENTRE ASPIRAÇÕES E ILUSÕES DO MUNDO

INTRODUÇÃO

Desde que se iniciou o estudo do desenvolvimento econômico o intuito era responder a questão: Por que algumas nações são tão ricas e outras tão pobres?
Estamos em pleno século XXI e esta questão ainda não foi solucionada e o fato mais preocupante é que mais de dois terços da população mundial vive emcondições de extrema pobreza.
As estatísticas nos mostram a verdadeira realidade das diferenças econômicas e sociais entre países ricos e países pobres, As divergências de expectativa de vida e PIB entre os países são o grande realce disso, fora o fato que a África tem o maior numero de pessoas infectadas com o vírus HIV no mundo, esses são os principais motivos e um dos maiores desafios para acompreensão da desigualdade econômica.
A Suíça é um dos países que apesar da pobreza do solo, e por anos estar fora das guerras européias é um dos países mais ricos e com o maior padrão de desenvolvimento social do mundo, a partir desse exemplo é possível compreender o quanto é complexo a análise da teoria do desenvolvimento econômico.

1º - TENTANDO COMPREENDER AS MULTIPLAS DIMENSÕES DO MITO:CONCEITOS DE SUBDESENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO

A questão do desenvolvimento e do subdesenvolvimento econômico vem tendo sido objeto de estudo por autores que procuram discutir a natureza, as causas e conseqüências da riqueza das nações à muitos anos.
Fiori disse em 1999, que a “economia política” que era o que explicava o movimento a longo prazo da acumulação do capital, mais tarde passou achamar-se “economia do desenvolvimento”.
O que sempre foi alarmante foi a necessidade desde cedo e uma consciência desenvolvimentista que apontasse uma forma que superasse os obstáculos que impediam o crescimento econômico de países atrasados.
Assim entre os teóricos foi marcado uma referência para diminuir as múltiplas dimensões das desigualdades econômicas: norte/sul, Primeiro Mundo/TerceiroMundo, ou o mais conhecido Centro/Periferia.
Para a discussão sobre a questão do subdesenvolvimento econômico buscou-se a referência teórica em Celso Furtado sobretudo nas obras “Desenvolvimento e subdesenvolvimento, O mito do desenvolvimento e O Subdesenvolvimento revistado”
O esforço teórico de Furtado para compreender as especifidades do processo de desenvolvimento da periferia do capitalismose constituiu no alicerce a teorização cepalina do subdesenvolvimento. O progresso técnico adquire centralidade basilar, a assimentria existente entre economias centrais e economias periféricas, torna-se uma barreira quase intrasponível que impede a generalização do padrão de vida dos países desenvolvidos nos países atrasados.
A interpretação de Celso Furtado não aceita a concepção dedesenvolvimento como uma sequência de fases necessárias entende que o subdesenvolvimento não constitui uma tarefa trivial captar sua natureza. Os estudiosos não deveriam ignorar os elementos que possam caracterizar a especificidade do fenômeno do subdesenvolvimento.
Se o subdesenvolvimento é um fenômeno específico do capitalismo como romper os entraves que dificultam que os países atinjam o plenodesenvolvimento ? Aliás Como identificar as causas responsáveis pelo subdesenvolvimento de diversas nações?
Os estudos realizados a partir da década de 1950 apontaram causas que explicariam o subdesenvolvimento de alguns países, Os fatores de maior relevância em distintos período foram: Falta de política de redistribuição do excedente econômico,necessidade de especialização em setores e produtos comnotória vantagem competitiva, falta de diversificação a base produtiva, escassez de recursos naturais, falta de capital humano, falta de poupança, dificuldade de apropriação e outros
Já foi advertido que o padrão de consumo da minoria a humanidade, pudesse se tornar acessível as grandes massas de população pobre do mundo. Caso ocorresse nos Estados Unidos por exemplo, a pressão sobre os recursos...
tracking img