Resumo capítulo 3: o empreendedor busca ajuda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nilberto G C Oliveira
RA: 0922034
ADS 5º B

Resumo Capítulo 3: O EMPREENDEDOR BUSCA AJUDA

O capítulo começa com o encontro de Luísa com o professor Pedro. Ela chega na casa dele e atelevisão de seu escritório estava ligada, passando uma fita. O professor começa lhe contar que a fita se tratava do júri de seus alunos, e lhe explica que o mesmo era a apresentação que os alunos fazem aofinal do curso de administração, do Plano de Negócios das empresas que criaram, e ressalta a importância deste júri para todos saberem as empresas que estão surgindo e quais precisam da ajuda dossistemas de suporte e de toda sociedade.
O capítulo mostra a importância das MPME (micro, pequenas e médias empresas) na economia mundial, contribuindo significativamente para a geração de empregos para oPIB dos países, para a exportação e para a geração de tecnologia, em alguns países, sua participação no PIB atinge cerca de 50%, com fortes tendências de crescimento e informa ainda, os sistemasessenciais para o nascimento e sobrevivência das mesmas no sistema econômico.
O professor Paulo fala na necessidade de apoio às empresas emergentes que é dado pelos Sistemas de suporte que sãoconstituídos por todas as forças sociopolíticas e econômicas, atuando quer sob a forma de ação concreta, quer sob a forma de construção de um projeto e ambientes propícios para que o empreendedor e a pequenaempresa encontrem o tratamento e as condições necessárias a seu florescimento e consolidação. Essa é, efetivamente, uma das questões fundamentais na área de empreendedorismo.
O professor Pedro, ao longodo dialogo com Luísa, a questiona de fatores que julga importante como, se ela já tinha respondido um questionário “Teste sua idéia de empresa” e a respeito de um mentor para seu empreendimento, queatuará como consultor, e diz que o convite a um mentor pode ser visto como a primeira venda de idéias do futuro empreendedor.
Luísa responde que já tem em vista quem pretende convidar para ser...
tracking img