RESUMO CADERNOS DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MEDIO

2422 palavras 10 páginas
RESUMO
CADERNOS DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
2ª ETAPA - 1ªCRE
Soraya Tolentino

FORMADORA SORAYA TOLENTINO

MATEMÁTICA
Qual o papel que a Matemática escolar pode desempenhar na formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio?
• Em particular, a Matemática propicia o desenvolvimento de quatro tipos específicos de pensamento: indutivo, lógico-dedutivo, geométricoespacial e não-determinístico. Muitos de seus conhecimentos são úteis em várias situações do cotidiano, além de serem inúmeras as articulações possíveis com as outras áreas de conhecimento ou componentes curriculares, intrínsecas a situações problemas em diversos âmbitos.

REFLEXÕES INICIAIS
SOBRE A MATEMÁTICA
•A
Matemática propicia desenvolvimento de quatro específicos de pensamento:





indutivo, lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não-determinístico. o tipos POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NA
ÁREA DE MATEMÁTICA
• Busca de situações de interesse que contemplem a diversidade dos estudantes e permitam questionamentos.

• Protagonizar investigações: os estudantes poderão protagonizar investigações que levem a um entendimento mais completo da situação questionada e possibilitem intervenções transformadoras. POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NA
ÁREA DE MATEMÁTICA

• Mediação dos docentes: “a mediação do professor é essencial, possibilitando aos estudantes atingirem níveis de desempenho e pensamento que não conseguiriam por conta própria, incentivando-os a se confrontarem com outros pontos de vista e, assim, reconstruírem seus entendimentos e a compreensão do que investigam”. (MORAES, 2010, p. 142).


Educar pela pesquisa caracterizando o currículo por círculos reiterativos de três movimentos principais questionamento, construção e validação de argumentos. Assim, a essência da pesquisa é partir de perguntas para formular um projeto de investigação in Galiazzi e Moraes (2002).

SUGESTÕES DE PROJETOS

Relacionados