Resumo - cadeia de suprimentos século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capítulo 1 – Cadeia de Suprimentos do Século XXI

No início dos anos 90, o processo de entrega começava com a solicitação de transferência do pedido, o que geralmente ocorria através de telefone, fax, intercâmbio eletrônico de dados ou correio público; seguia-se o processamento do pedido, (o que exigia o uso de sistemas manuais ou de computador), a autorização de crédito e oapontamento do pedido pelo armazém para fins de seleção; e após o embarque do produto para o cliente. Quando esse processo dava certo demorava em média 15 a 30 dias.

Para sustentar esse longo e imprevisível tempo ao mercado, tornou-se comum estocar mercadorias listadas e apesar disso a situação não mudou muita coisa devido ao grande número de variações de produto.

Após a revolução industrial a visãodos clientes em relação ao mercado mudou. O poder de compra e o interesse por uma escolha maior de produtos e serviços aumentaram aceleradamente. Na verdade, os consumidores querem uma gama vasta de opções que possam ajustar segundo suas especificações próprias.

Durante a década de 90, o mundo do comércio sofreu o impacto irrevogável do “estouro” da internet, com ela um enorme leque de novaspossibilidades se abriu. A internet transformou-se em um meio econômico para conduzir transações e deslanchou o potencial da distribuição eletrônica (e-distribution) direta ao consumidor e entre empresas B2B (Business to Business, prática de negócios entre empresas). Conduzida por essas forças fundamentais a economia globalizada emergiu rapidamente.

Através disso criou-se uma nova ordem derelacionamento de negócios chamada Gestão de Cadeia, nessa nova ordem das coisas, produtos podem ser faturados segundo especificações exatas e ser entregues rapidamente em qualquer lugar do mundo.

As falhas e atrasos antes freqüentes foram sendo substituídos por um crescente comprometimento gerencial com uma taxa zero de imperfeição, ou com o que é comumente chamado de nível de desempenho seis sigma.O mais importante é que tal desempenho, em tão alto nível está sendo alcançado em um custo total mais baixo e como o comprometimento de recursos financeiros menores que os característicos do passado.

A Revolução da cadeia de suprimentos

A gestão de cadeia de suprimentos (cadeia de valor ou cadeia de demanda) compreende as empresas que colaboram para alavancar posicionamento estratégico epara melhorar a eficiência das operações.

Uma estratégia da cadeia de suprimentos é um arranjo de canal baseado na dependência reconhecida e na gestão de relacionamento. Operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam áreas funcionais dentro de empresas individuais e conectam parceiros comerciais e clientes para além das fronteiras organizacionais.

A logísticaao contrário disso, é o trabalho exigido para mover e posicionar o inventário na cadeia de suprimentos. Ela é o processo que gera valor a partir da configuração do tempo e do posicionamento do inventário; é a combinação da gestão de pedidos de uma empresa, do inventário, do transporte, do armazenamento, do manuseio e embalagem de materiais, enquanto procedimentos integrados em uma rede deinstalações. A logística integrada serve para relacionar e sincronizar a cadeia de suprimentos geral enquanto um processo contínuo, e é essencial para conectividade efetiva da cadeia de suprimentos.

As decisões da cadeia de suprimentos estabelecem a estrutura operacional na qual a logística é desempenhada.

Para superar desafios de negociações comerciais as empresas desenvolveram relações de negócioscom outras companhias de produtos e serviços para conjuntamente desempenharem atividades essenciais. Essa reconhecida dependência foi necessária para alcançar benefícios de especialização. O resultado foi a percepção que trabalhar muito próximo a outros negócios era essencial para um sucesso continuado.

Devido à alta visibilidade de tipos diferentes de negócios, os estudos anteriores de...
tracking img