Resumo brinca comigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: Brinca Comigo! Tudo sobre o brincar e os brinquedos.
Autores: Silvia Zatz, André Zatz e Sergio Halaban.

Brincar é essencial ao ser humano
A brincadeira é uma atividade inerente ao ser humano. Durante a infância, ela desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento físico, emocional e intelectual do futuro adulto. Brincar é essencial para a criança, pois é deste modoque ela descobre o mundo à sua volta e aprende a interagir com ele.
Ao brincar, a criança conta o mundo a si mesma e exercita sua imaginação.
A brincadeira de faz-de-conta desempenha papel fundamentalna formação da criança. Ao mesmo tempo em que a brincadeira oferece um campo para exercer a fantasia e criar seu mundoparticular, a criança também reproduz nela suas atividades rotineiras e conflitosdiários. É um espaço no qual ela pode expressar suas inquietaçõese dramatizar situações que lhe são desconfortáveis.Ao mesmo tempo em que a brincadeira oferece um campo para exercer a fantasia e criar seu mundoparticular, a criança também reproduz nela suas atividades rotineiras e conflitos diários. É um espaço no qual ela pode expressar suas inquietações e dramatizar situações que lhe sãodesconfortáveis.
Ao mesmo tempo em que a brincadeira oferece um campo para exercer a fantasia e criar seu mundo particular, a criança também reproduz nela suas atividades rotineiras econflitos diários. É um espaço no qual ela pode expressar suas inquietaçõese dramatizar situações que lhe são desconfortáveis.
Nos dias de hoje, a aptidão lúdica do homem continua presente,apesar de todas as intempériesque a vida moderna acarreta. As crianças vão cada vez mais cedo à escola e as escolas aceleram seus programase currículos. A infância é encurtada e o processo de transformação emadulto ocorre mais e mais cedo, como se isso fosse uma exigência dasociedade em que vivemos. A brincadeira, tão importante para a saúdemental do ser humano, é abandonada ou colocada em segundo plano.

Brinquedo é coisaséria

Os brinquedos fazem parte do universo da criança desde os primeiros
momentos de sua existência.
À medida que cresce, a relação da criança com esses objetos, que serão fundamentais para a formação de sua personalidade, reforça-se.Seus brinquedos passam a fazer parte de um universo que ela constróie reconstrói incessantemente. Com a ajuda deles, a criança “se conta”o mundo.
Percebemosque o brinquedo é muito mais do que um entretenimento.
É, antes, oportunidade de desenvolvimento. Brincando,a criança experimenta, desenvolve sua linguagem, testa seus limites e extravasa seus medos. Além disso, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança da criança.
É bem nesse processo de descoberta que os brinquedos atuam,ajudando a criança a se preparar para a vida que vem pelafrente.Desde os primeiros meses, a percepção sensorial do bebê é estimuladapor móbiles musicais, chocalhos e mordedores. Um pouco mais tarde,seus bonecos e bonecas serão peças-chave no desenvolvimento de suaafetividade. Carrinhos, blocos de montar e encaixar vêm trazer desafiose trabalhar a coordenação motora. Sem falar nas miniaturas de objetos do mundo adulto que serão fundamentais para odesenvolvimento daimaginação, ajudando a criança a representar e dramatizar cenas docotidiano.

A história do brinquedo

A história do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem.Estudiosos do assunto dizem até que os brinquedos podem contar ahistória do próprio homem e sua evolução social, cultural e até política.
Muitos brinquedos que conhecemos hoje têm sua origem nas mais antigas civilizações.E alguns deles se apresentam em versões praticamenteinalteradas, se considerarmos a distância temporal e culturalque nos separa deles.
Acreditamos que relembrar nossa própriameninice nos capacita a interagir melhor com as crianças, podendocontribuir positivamente para o seu desenvolvimento. Assim como asbrincadeiras tradicionais, os brinquedos também constituem uma espéciede herança cultural...
tracking img