Resumo Bioquimica

Páginas: 36 (8951 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Resumo Bioquímica I

Água:
As Pontes de hidrogênio entre as moléculas de água fornecem as forças coesivas, as quais tornam a água um líquido á temperatura ambiente e fornecem um rígido ordenamento das moléculas que é típico da água cristalizada (gelo). As biomoléculas polares dissolvem-se facilmente na água porque podem substituir as interações água-água por interações água-soluto maisfavoráveis energeticamente. Diferentemente das apolares que interferem nas ligações água-água mas não conseguem criar ligações água-soluto energeticamente favoráveis, tornando-as poucos solúveis em água.
A água possui P.F, P.E e calor de vaporização maiores que os de outros solventes comuns. Essas propriedades são consequência da atração das moléculas de água adjacentes gerando uma grande coesãointerna.
O compartilhamento dos elétrons na molécula de água ocorre de maneira desigual devido a diferença de eletronegatividade dos átomos que a compõem, isso forma dipolos elétricos na molécula de água. O átomo de oxigênio possui uma carga elétrica negativa parcial (2ξ-), e cada H uma carga parcial positiva (ξ+). Como resultado, existe uma atração eletrostática entre o átomo de oxigênio de umamolécula com o átomo de hidrogênio de outra molécula o que é denominada de Ponte de Hidrogênio (PH). As PH são mais fracas que as ligações covalentes.
O arranjo quase tetraédrico dos orbitais ao redor do átomo de oxigênio permite a cada molécula de água formar PH com até quatro outras 4 moléculas de água vizinhas. Na água líquida as moléculas estão desorganizadas e em contínui movimento, demodo que, cada molécula se liga com cerca de outras 3,4 moléculas. No gelo, por outro lado, cada molécula está fixa em determinado espaço e forma pontes com 4 outras moléculas originando uma rede regular. O rompimento de certo número de pontes suficiente para desestabilizar a rede cristalina requer uma grande quantidade de energia térmica, o que contribui para o P.F relativamente alto da água.Durante a fusão ou a evaporação, a entropia do sistema aquoso aumenta á medida que os arranjos altamente ordenados de moléculas de água se relaxam em arranjos menos ordenados de PH ou na total desorganização do estado gasoso.
Na T ambiente, na fusão como a evaporação ocorrem espontaneamente, pois a tendência de associação da água por pontes de hidrogênio é compensada pelo impulso energético emdireção á desordem.
As PH não são restritas a água. Elas se formam facilmente entre um átomo eletronegativo (Aceptor de hidrogênio, usualmente O ou N, com um par de elétrons livre) e um átomo de hidrogênio ligado covalentemente a outro átomo eletronegativo (doador de elétrons), na mesma ou em outra molécula. Os átomos de H ligados covalentemente a átomos de Carbono (eletronegatividade menor) nãoparticipam de pontes de H.
Biomoléculas que são polares, mas não são carregadas, como os açucares, dissolvem-se facilmente na água devido ao efeito estabilizador das PH que se formam entre os grupos hidroxila ou o oxigênio do grupo carbonila do açúcar.
As PH são mais fortes quando as moléculas por elas unidas estão orientadas de forma a maximizar a interação eletrostática, o que ocorre quando oátomo de H e os átomos que o compartilham estão localizados em uma mesma linha reta, ou seja, quando o átomo aceptor está alinhado com a ligação covalente entre o átomo doador. Assim, as PH são altamente direcionais e capazes de manter duas moléculas ou grupos unidos por Pontes de Hidrogênio em um arranjo geométrico específico.
A água dissolve sais como o NaCl hidratando e estabilizando os íonsNa+ e Cl-, enfraquecendo as interações eletrostáticas entre eles e assim contrapondo-se a tendência de associarem-se em rede cristalina. Os mesmos fatores são aplicáveis às biomoléculas carregadas eletricamente, compostos com grupos funcionais tais como ácidos carboxílicos ionizados (--COO-), aminas protonadas (-NH3+), ésteres ou anidros fosfóricos. A água dissolve facilmente esses compostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de bioquímica
  • resumo bioquimica
  • Resumo bioquímica
  • Resumo de bioquimica
  • resumo bioquimica
  • Resumo Bioquimica
  • Resumo de bioquimica
  • Resumo de Bioquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!