José Quintino da Cunha nasceu em 24 de julho de 1875, advogado e poeta, comparado a BOCAGE – Poeta português, romântico e satírico. Seu primeiro livro:“Diferentes” foi prefaciado pelo filósofo FariasBrito. Dois originais de Quintino Cunha se extraviaram: O romance de sua vida que ele escreveu quando foi preso por ter casado desobedecendo às ordens superiores da Escola Militar do Ceará, ondefizera o curso como cadete do Exército, e “Versos de Cores”, já escrito no Amazonas, onde viveria com sua esposa, após sair do Ceará.
Lá também, em Manaus, em 1902, conforme as Notas de Viagens deBezerra de Menezes, residia seu irmão João Quintino da Cunha, igualmente poeta e, por coincidência também morreu pobre. Dizia que o Amazonas era “O Paraíso dos brutos e o inferno dos cearenses”. Bezerraainda diz: “Enquanto estivemos juntos no apartamento da Rua Leovigildo Coelho, ao lado da Igreja dos Remédios, cujo vigário era um padre cearense de relevo enorme no Clero, pelas suas altas virtudes oMonsenhor Antero José de Lima, meu companheiro, conversador de raças, me narrava, para distrair minhas saudades,..”.
Publica em Paris, na França; quando lá esteve em 1907, o livro “Pelo Solimões”, obrade valor inestimável, que mereceu referências elogiosas por parte da crítica internacional. Anos depois, quando voltou de Paris, foi agraciado por Dom Carlos, Rei de Portugal, com a medalha de “Honraao Mérito” por relevantes serviços à colônia Portuguesa.
Ficou viúvo, ainda quando morava no estado do Amazonas, vitimada por febre (malária). Ao retornar ao Ceará, sua terra natal, veio novamente acasar-se com Maria, a quem dedicou seu imortal poema “O Encontro das Águas”, transcrito adiante. Quintino Cunha terminou seu curso de Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará, no anode 1909, no dia 9 de dezembro. Entregou-se com entusiasmo e eloqüência, aos debates jurídicos, graças a sua privilegiada inteligência. Na época do governo revolucionário de Franco Rabelo, ingressou... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resumo biografia de bocage. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Biografia-De-Bocage/504015.html

MLA

"Resumo biografia de bocage" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Biografia-De-Bocage/504015.html>.

MLA 7

"Resumo biografia de bocage." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Biografia-De-Bocage/504015.html>.

CHICAGO

"Resumo biografia de bocage." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Biografia-De-Bocage/504015.html.